terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não está cheirando bem!!!! Presidente do Setranspas questiona atraso no repasse de verba do “Campos Cidadão” às empresas de ônibus

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setranspas), Antônio Tatagiba, disse nesta terça-feira (25) que há 84 dias a Empresa Municipal de Transportes (Emut) não repassa a nenhuma das 14 empresas de ônibus os valores relativos ao programa Campos Cidadão. Antônio Tatagiba questionou o fato da Emut não ter convocado, até o momento, nenhuma empresa de ônibus para esclarecimentos sobre supostos indícios de fraudes referentes ao cartão. “Se elas receberam ofício, não teve caráter processual”, afirmou ele, destacando que o que a Emut fez foi indagar algumas empresas sobre o porquê do aumento no movimento do cartão. Para Antônio Tatagiba, a resposta é simples: “Graças ao sucesso do cartão. Se é um programa que deu certo, tem que crescer”.
 Em nota na edição da Folha desta terça-feira (25), o presidente da Emut, Paulo Mósso, informou que algumas empresas tiveram os repasses temporariamente suspensos, até que se conclua a análise dos relatórios de ressarcimento encaminhados pela empresa RioCard, onde se constata fortes indícios de fraudes cometidas por algumas empresas de ônibus.
 Antônio Tatagiba disse que o que a Emut precisa responder é o porquê do atraso de 84 dias nos depósitos relativos ao ressarcimento do Campos Cidadão. “A Emut está há quase três meses sem repassar nada para as empresas e isso foge ao bom senso. Se há fraude, a Emut tem que provar, já que o sindicato tem prova do atraso no pagamento, que são os relatórios da empresa RioCard TI”, disse ele, destacando que os relatórios da RioCard são nítidos e transparentes.
 A Emut, de acordo com Antônio Tatagiba, não está efetuando os pagamentos sob pretexto de se estar investigando. “Então que chame os empresários para dar explicação”. O presidente disse ainda que as empresas têm procurado colaborar com o programa. “Houve renovação da frota e contratação de mais motoristas e cobradores. O não pagamento é uma agressão”.
 Segundo ele, o Campos Cidadão é um programa vitorioso, mas com algumas falhas. “Não podemos negar que ele faz uma perfeita distribuição de renda, beneficiando principalmente quem mora em localidades distantes, mas existem hoje milhares de cartões provisórios, que acabam descontrolando o sistema. A Emut está tentando corrigir isso agora, limitando o uso do cartão em até quatro viagens diárias. Sabemos, inclusive, que a Emut já passou essa ordem para a RioCard, apesar da lei municipal não estabelecer esse limite”. Ontem, a equipe de reportagem tentou contato telefônico com o diretor executivo da RioCard, Homero Luiz Quintaes, mas ele não se encontrava na empresa. 
 Em resposta, o presidente da Emut, Paulo Mósso, informou que a empresa mantém em dia os repasses, que são processados dentro do rito administrativo regular, com exceção para os casos que se encontram sob análise por indícios de fraudes, e que estão sendo avaliados através de auditoria dos relatórios de ressarcimento apresentados. O município estuda as medidas jurídicas que serão aplicadas para os casos previstos em lei.
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