quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Capitalismo é isso!!! Irã convoca embaixador para protestar contra acusações de complô


O Irã convocou o embaixador da Suíça em Teerã, que representa os interesses dos Estados Unidos no país, para protestar contra acusações americanas sobre um suposto "complô" iraniano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita em Washington.

O presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, disse que as acusações seriam ''alegações fabricadas'' decorrentes do fato de que ''os Estados Unidos querem desviar a atenção dos problemas que eles enfrentam no Oriente Médio''.

O imperialismo americano quer impor novas sanções contra o Irã e provavelmente cultiva planos de guerra contra o país. Eles afirmam que a Guarda Revolucionária do Irã esté envolvida na suposta trama. mas a acusação é rejeitada com energia pelos irarianos. O episódio lembra as falsas acusações levantadas contra o governo de Saddam Hussein no Iraque para justiricar a guerra à sociedade estadunidense e ao mundo.

Os imperialistas afirmam que Teerã teria tramado o plano de assassinar o representante saudita, por meio de um atentado à bomba.

Irã x Arábia Saudita

O presidente do Parlamento iraniano disse que as acusação americanas são desculpas que visam ''impedir a onda de despertar islâmica'' e disse que as alegações são ''jogos infantis, amadorísticos'' e ''vulgares''.

Larijani acrescentou ainda que as acusações seriam uma forma de prejudicar a relação entre Irã e Arábia Saudita.

O príncipe saudita Turki al-Faisal, ex-embaixador em Washington, disse que as provas levantadas pelos Estados Unidos são "esmagadoras" e que estas "provam a responsabilidade de um oficial iraniano". "Alguém no Irã terá de pagar o preço'', afirmou.

Irã e Arábia Saudita são rivais cujos regimes seguem diferentes leituras do islamismo e disputam uma posição de liderança no Oriente Médio. Governada por uma monarquia ultrareacionária, a Arábia Saudita é a principal aliada dos EUA no mundo árabe, ao passo que o Irã não mantém relação diplomática do o império.

Recentemente, o Irã protestou veementemente quando tropas sauditas invadiram o Bahrein por conta dos protestos populares contra o governo do país.

O Bahrein tem uma população predominantemente islâmica xiita, como o Irã, mas, ao contrário deste, conta com uma elite política formada por muçulmanos sunitas, a mesma tendência religiosa dos xeques sauditas.

Com agências

Nenhum comentário: