quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

UJS convoca jovens do Brasil para seu 17º congresso


Entre os dias 25 e 31 de janeiro, a União da Juventude Socialista realizou um seminário preparatório ao seu 17º Congresso que será realizado no final do mês de maio deste ano. Além dos debates temáticos como a questão da mulher, das drogas e da desmilitarização da polícia, a UJS lançou o desafio de filiar meio milhão de jovens à entidade.


Confira na íntegra a carta de convocação ao congresso:

“Meio milhão de jovens socialistas: Avançar nas mudanças rumo ao Brasil dos nossos sonhos
Para os milhares de jovens socialistas Brasil a fora, o ano de 2014 se inicia cheio de lutas e comemorações, pois a UJS caminha para seus 30 anos de existência e para a construção do congresso que tem o desafio de filiar meio milhão de jovens. Nesta caminhada reafirmamos a necessidade de um mundo diferente e de um Brasil socialista.

Sabemos que os desafios continuam grandes, do tamanho do compromisso de quem muito lutou para as conquistas que a juventude brasileira obteve nas últimas três décadas, de quem contribuiu para conquistar o período de mudanças que vivemos atualmente e para, além disso, o compromisso de quem sabe que ainda tem muitas batalhas pela frente, para conduzir junto com a juventude brasileira as mudanças que queremos ver na vida do nosso povo.

Ao caminhar para os 30 anos temos claro que muitos aprendizados e lutas se somam na pavimentação do Brasil dos nossos sonhos. Nossa gloriosa organização herdou a tradição de luta dos jovens abolicionistas, herdou a ousadia e a persistência dos jovens tenentes da Coluna Prestes. Nós encampamos importantes lutas e conquistamos vitorias importantes para povo brasileiro: das batalhas pela redemocratização à juventude cara pintada, da resistência à implementação do neoliberalismo até as recentes conquistas dos royalties do petróleo e de 10% do PIB para a educação, a aprovação do estatuto da juventude.

O que nos orienta para o futuro é a ousadia e a vontade de mudança, trazemos no peito o estigma da aguerrida juventude do Araguaia, que bravamente lutou pela liberdade e democracia em nosso país. Temos em perspectiva a atualidade do nosso manifesto que traz a compreensão de que ‘somos socialistas porque, somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade’. Negamos os valores degradantes que o, já caquético, sistema capitalista insiste em nos oferecer, pois queremos mais direitos, mais oportunidades, mais solidariedade, mais liberdade de ser quem nós queremos ser, de nos desenvolver plenamente.

Temos no horizonte o sonho e a luta por um Brasil mais feliz e não descansaremos, não ainda, marcharemos firmemente avançando rumo à construção do socialismo com a nossa cara.
Nós, que queremos mais para o Brasil e para juventude, sabemos que o 17º Congresso Nacional da UJS acontece em um momento muito importante, ano em que se definirá os rumos do país pela via eleitoral. Também em um momento que provoca a reflexão e a necessidade do Brasil se reencontrar com a sua história, em 2014 faz 50 anos da tragédia do Golpe Militar no Brasil, mas completa-se também 30 anos da luta em pelas eleições diretas em nosso país. Foi no curso das lutas pelas ‘Diretas Já’, momento que ostentou a maior mobilização de juventude da nossa história, que nasce a UJS. E é neste clima que, ao completar 30 anos, a UJS reafirma a atualidade de seu compromisso de nascimento: a defesa da juventude, do Brasil e da luta pelo socialismo!

É com o compromisso histórico de quem já esta há três décadas na defesa de um país mais justo que a UJS se propõe ao papel de levar aos jovens brasileiros o debate sobre o futuro da nação. Reconhecemos todos os avanços sociais que ocorreram na última década, esse foi um projeto que ajudamos a construir e que melhorou a vida de milhões de brasileiros, nós demos assim, importantes passos para a pavimentação de uma nova sociedade. Mas, para, além disso, sabemos que o projeto de nação que está em curso precisa seguir em frente e precisa ser cada vez mais avançado e orientado para a conquista de mais dignidade e felicidade humana, para tanto devemos também combater o pessimismo e o cinismo das elites que almejam o retrocesso, e que lucram com a desesperança do povo.

No próximo período o Brasil terá as atenções do mundo voltadas para si, a UJS defende o direito e a capacidade do Brasil de sediar a Copa do Mundo! A Copa é uma expressão da alegria da cultura brasileira, mas também queremos debater a necessidade da não elitização do futebol em nosso país. Além disso, essa oportunidade de mostrar para o mundo um novo Brasil, que pretende se desenvolver de forma sustentável e soberana. Um país que tirou na ultima década milhões de brasileiros da pobreza extrema, que inseriu uma parcela significativa de sua juventude nas universidades, que resgata a autoestima e expectativas da população.
Consideramos que temos muito a nosso favor, de um lado uma amplitude de recursos naturais à nossa disposição, de outro, somos uma população jovem, inventiva, expressiva, otimista e com tantas potencialidades. Todavia, sabemos que para nosso país se desenvolver em novos patamares é necessário que coloquemos no centro do projeto uma serie de reformas estruturantes e urgentes, como a política, tributária, dos meios de comunicação, agrária, educacional e urbana, essas reformas impulsionarão avanços sociais importantes, dando mais democracia, voz e dignidade para a população brasileira.

Acreditamos sim que é possível construir um Brasil diferente, com mais igualdade, paz, justiça e desenvolvimento, um Brasil socialista. Mas para isso vai ser preciso muita luta. E a nossa luta tem várias faces, ela é de ideias, mas também é feita nas ruas, nas escolas, nas quadras esportivas, nos campos de futebol, nos shows, nos “rolezinhos”, na defesa do meio ambiente, na luta das jovens mulheres, na luta contra o racismo e a homofobia. Enfim, onde tiver juventude, lá está a nossa luta. E é com este otimismo, com o espirito de quem se propõe a filiar meio milhão de jovens, que se traduzirão em mudanças, com o espirito de quem quer ser hexa que convocamos o 17° Congresso Nacional da União da Juventude Socialista!

Para seguir amando e mudando as coisas, devemos nos preparar recarregando nossas pilhas revolucionarias e encampando as importantes batalhas do próximo período: O lançamento do 17° Congresso da UJS nas comemorações do 08 de março. A ampla mobilização da Jornada de lutas em março, a campanha do Se Liga 16, e a realização do congresso da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e o 17° Congresso da UJS, de 22 a 25 de maio em Brasília!

Estamos construindo o Brasil dos nossos sonhos! Se você pensa como nós, vem ajudar a construir o 17º Congresso da UJS. Vem pra luta também!

São Paulo, 30 de janeiro de 2014”.

Nenhum comentário: