quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Já tenho cabelo branco e nada de ponte entre SJB e SF

 Eu era criança e já se comemorava a construção da ponte entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, a falta desta ponte é um entrave ao desenvolvimento da nossa região, talvez, por conta da farra dos royaltes não se dá o devido valor ao pequeno produtor rural e ao turismo. Mas vale lembrar que é a agricultura familiar que é responsável pelo alimento nosso de cada dia.

Licitação para ponte é suspensa

A novela da construção da ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI), ganhou um novo capítulo, depois da suspensão da licitação anterior, que virou caso de Justiça. Para a população não aguardar tanto tempo esperando a disputa judicial entre as empresas envolvidas na antiga licitação, um novo processo licitatório será aberto. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada ontem pelo deputado estadual Roberto Henriques.
Após as obras serem embargadas no dia 29 de outubro do ano passado, onde o Poder Judiciário concedeu uma liminar a uma empresa do Rio Grande do Norte, que questionou o resultado da licitação — o grupo vencedor foi o consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg e Premag —, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), Henrique Ribeiro, publicou um ato que suspende o antigo processo licitatório.
Segundo a publicação do Diário Oficial, “trata-se de execução de obras urgentes, necessárias à redistribuição do tráfego, objetivando a redução de acidentes na área urbana, com a retirada do mesmo do centro do município de SJB, sendo que a discussão no procedimento judicial retardará por prazo indefinido à execução das obras de interesse público”.
O deputado estadual Roberto Henriques destacou: “Esta concorrência pública estava submetida a recursos e brigas judiciais entre as empresas participantes, enquanto a comunidade regional aguarda há vários meses o desfecho definitivo e o consequente início das obras. A revogação da concorrência tornou-se a medida administrativa correta para o momento, uma vez que perdurando a luta na Justiça, poderíamos amargar uma longa demora. Esperamos que na próxima concorrência haja todas as cautelas da procuradoria jurídica do DER-RJ, não dando brechas para eventuais recursos. A população do Norte e do Noroeste Fluminense sonha há décadas com a obra desta ponte e não aguenta mais tanta espera”.
A Folha entrou em contato, por telefone, às 17h de terça-feira (4), com as empresas que formam o consórcio Ponte Paraíba do Sul, a Imbeg e Premag. A Imbeg informou que não havia ninguém para atender e a Premag, que no momento não ia pronunciar sobre o assunto.
Projeto - A nova estrutura reduzirá o caminho entre os dois municípios em cerca de100 quilômetros e terá1.300 metros de extensão,16,2 metros de largura, sendo divididos em7,20 metros de vias de acessos,5 metros de acostamento e4 metros para acessibilidade de pedestre.
Preocupação com mais um atraso nas obras
Autoridades dos municípios envolvidos aguardam novidades e as empresas vencedoras do antigo processo licitatório não se pronunciaram. Em nota, a assessoria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou que “essa obra tem uma grande importância para São Francisco no que diz respeito à integração regional e ao desenvolvimento, principalmente, em decorrência do Complexo Portuário do Açu. A Prefeitura aguarda a resolução das pendências para que e obra possa enfim ser executada”, informou a nota.
Já a assessoria de São João da Barra lamentou o atraso no início das obras, o que se dá por razões diversas à vontade do governo estadual, responsável pelo processo licitatório. “Entendemos que a ponte sobre o Rio Paraíba do Sul é fundamental dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. Porém, acreditamos que no prazo fixado de 30 dias será possível retomar todos os trâmites burocráticos que dizem respeito à essa importante obra”, concluiu a nota.
Carolina BarbosaFoto: Valmir Oliveira

Nenhum comentário: