quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hirano diz que não terá CPI dos shows. O governo sabe que se mexer pode sair sujeira para todo lado

Conhece a história do sujo que fala do mal lavado, pois bem, tem sido a história recente da politica campista. Já passou da hora, coragem para mudar! Coragem para transformar! Campos não pode continuar sendo uma das cidades mais ricas do país, com um dos piores serviços públicos, não dá para continuar vendo a máquina administrativa e politica trabalhar para muito poucos, enquanto a maioria fica ao Deus dará!
reportagem fmanha.com.br













Depois que a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), sugeriu, em reunião partidária na última segunda-feira, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar shows de governos passados — no caso nos governos Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber —, o líder da bancada governista na Câmara, o vereador Paulo Hirano (PR), declarou nessa quarta-feira (12) que não haverá tal CPI.
Hirano afirmou que Rosinha não teria sugerido, nem será proposta uma nova CPI. Em meio aos questionamentos sobre os shows do verão de 2014, no máximo se divulgaria o relatório da CPI da Fundação Zumbi dos Palmares, sobre denúncias durante o governo Alexandre Mocaiber (PSB), que se encerrou em 2008, antes de apoiar a reeleição da prefeita em 2012.
Antes da declaração de Hirano, o presidente da Câmara, o vereador Edson Batista (PTB), chegou a dizer que há relatórios de shows pagos no passado, mas que não aconteceram. “Vamos ver a forma mais adequada para abrir uma discussão. Temos relatórios com depoimentos de artistas que receberam dinheiro de Campos em governos passados para se apresentarem, mas que nem aqui estiveram. Também temos comparativos de que o atual governo tem gastado bem menos em shows do que outros municípios da região”, disse.
Para o vereador de oposição Rafael Diniz (PPS), que esse ano apresentou um pedido de informação na Fundação de Cultura Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) sobre todos os gastos com o “Verão da Família” e no ano passado sugeriu uma audiência pública sobre cultura que foi negada, a transparência deve ser garantida e a responsabilidade de todos os governos deve ser cobrada. Ele foi procurado antes da informação passada por Hirano. “Como vereador dessa legislatura, eu posso responder por esse momento. Temos que lembrar que já são cinco anos de governo e esse grupo só sabe falar dos governos passados. Se esse governo nada teme e diz que a bagunça era só em governos passados, a questão é simples: basta mostrar com clareza todos os gastos com shows. Têm que ser mostrado claramente os esclarecimentos, o critério utilizado para a contratação dos artistas locais e os valores pagos aos mesmos. Além, é claro, de todos os gastos com os artistas nacionais, todos os gastos com som, iluminação, camarins, serviços de buffet, palco, transporte de artistas, telões e todos os futuros gastos programados para os shows que vão ocorrer nos próximos meses. Sem falar em tudo que aconteceu nesse um ano e dois meses quase desse mandato”, ressaltou.
Quem não deve não teme, diz Arnaldo
Antes da confirmação de que não vai haver nenhuma CPI, o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), também opinou sobre a suposta investigação. “Ela pode vir quente. Quem não deve, não teme, ainda mais quem ataca quando não tem como se defender. Só não entendo porque alguém tão blindado quanto à prefeita, sempre indiferente a todas as cobranças, que nunca se manifesta sobre nada do seu governo, tenha tomado tanto as dores das muitas críticas que têm sido feitas à política de shows no Farol, comandada pela sua nova melhor amiga, a Patrícia Cordeiro (presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima). Por que será?”, indagou.
Arnaldo ressaltou que há dúvidas sem resposta no governo Rosinha. “A prefeita não precisaria nem de uma CPI para finalmente explicar à população campista, principalmente à sua classe artística, por que extinguiu a Fundação Trianon, fundada em meu governo, assim como fez com a Fundação Zumbi e a secretaria de Cultura, para centralizar todas as decisões de cultura e eventos da cidade nas mãos da sua nova melhor amiga Patrícia Cordeiro”, disse.
CPI da Fundação Zumbi foi concluída
No último dia10, aprefeita Rosinha ao sugerir a CPI dos Shows de governos passados declarou o seguinte: “Não tenho medo da verdade. Vamos mostrar a cachorrada que tinha no passado. Isso tudo já foi investigado, mas o presidente anterior do Legislativo não colocou para frente”.
Em matéria publicada na edição da Folha da Manhã do dia 12 de fevereiro de 2014, o ex-presidente da Câmara, Nelson Nahim (PSD), chegou a desmentir a possível falha na fala da prefeita.
— Ela está completamente equivocada. Melhor seria se informar sobre os fatos, ocorridos durante o seu próprio governo, antes de falar. Foi tudo apurado. Todas as pessoas foram ouvidas. Tudo foi gravado. Tudo que os vereadores pediram, foi feito. Os relatórios finais, não só da CPI da Fundação Zumbi, mas também da Campos Luz, foram concluídos e entregues ao Ministério Público. Se Rosinha quiser, basta oficiar o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB), para ter acesso a todos os arquivos. Aliás, deveria tê-lo feito, antes de vir a público falar o que não houve — disse Nahim.
Mário Sérgio JúniorAluysio Abreu BarbosaFoto: Rodrigo Silveira

Nenhum comentário: