domingo, 13 de janeiro de 2013

Campos dos Goytacazes: Limpeza cara deixando a desejar


A empresa que recebe cerca de R$ 6 milhões por mês para fazer coleta de lixo, varrição e capinagem nas ruas de Campos, limpeza de bueiros, coleta seletiva, entre outros serviços, tem deixado a desejar. Em dezembro, no dia de Natal, quando o subdistrito de Guarus ficou dias sem ter o lixo recolhido, foi apenas uma mostra da deficiência do trabalho. Na coluna “Comentários” de Murilo Dieguez, publicada na Folha no último dia 11, foram questionados os serviços prestados à Prefeitura pela empresa contratada.
Apesar dos transtornos, segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a fiscalização acontece através de uma equipe de fiscais que realizam vistorias e supervisionam os serviços prestados pela empresa. E a Vital Engenharia Ambiental Ltda., empresa do grupo Queiroz Galvão, garantiu que os serviços estariam dentro da normalidade.

De acordo com a nota da coluna, a qualidade da limpeza de Campos caiu e os bairros estão cada vez mais cheios de matos e entulhos.  A nota questiona ainda o contrato feito, sendo o mais abrangente em termos de serviços prestados em relação a outros contratos que a Prefeitura mantém. A equipe de reportagem percorreu vários bairros, como a Pecuária, IPS e Parque Aurora, e constatou vários entulhos e matos pelas ruas e calçadas. Na rua Professor Mesquita, no bairro Pecuária, foi encontrada a pior situação, com matos com cerca de 40 centímetros de altura e um bueiro coberto de lixo.

Os moradores reclamaram da situação. A dona de casa Suzana Pereira, de 47 anos, contou que há pelo menos dois meses não vê ninguém fazendo a limpeza de mato na rua. “Isso é um absurdo. O mato alto acaba virando abrigo para animais de rua e algumas pessoas aproveitam para fazer de depósito de lixo também. A gente tenta fazer nosso papel, mas não podemos nos desgastar com um serviço que não cabe à população fazer”, disse. Outras ruas que estão com problemas similares, porém em proporções menores, são a Doutor Beda, no bairro IPS, a Professor Manoel Ferreira e Dom João VI, na Pecuária, e avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, com entulhos quase na esquina da Beira-Valão.

Nos dias 27 e 28 de dezembro, a Folha publicou matérias que mostravam a situação que os moradores de três bairros, Parque Calabouço, Alvorada e Santo Antônio, passaram logo após o Natal. Os moradores questionaram que no dia 25 não ocorreu a coleta de lixo. Na madrugada do dia 28 de dezembro, a coleta nos três bairros foi realizada. Já no dia 04 de janeiro de 2013, a Folha publicou outra matéria, desta vez, abordando o mesmo problema de coleta de lixo no Parque Cidade Luz. As ruas Rio Grande do Sul e Ceará receberam a coleta, já a São Paulo recebeu a coleta parcialmente e metade da rua continuou com lixo.


Secretário diz que existe fiscalização dos serviços

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, além dos serviços citados, a Vital Engenharia Ambiental ainda realiza coleta de lixo hospitalar, varrição e lavagem do Mercado Municipal e Feira, operação e manutenção do Aterro Sanitário, operação da Usina de Lixo Hospitalar, operação e manutenção do Aterro de Entulhos e da Usina de Compostagem e Reciclagem de Santo Amaro. Ele informou que a fiscalização acontece através de uma equipe de fiscais que realizam vistorias e supervisionam os serviços prestados pela empresa. “A capinagem das ruas segue um cronograma de serviços por bairro e acontece de 45 a 60 dias”, informa.

Ele garantiu que o recolhimento dos entulhos acontece diariamente em vários pontos da cidade. O secretário reiterou que os moradores também podem solicitar o Disk Entulho, através do telefone 2726-4809, para que descartem pequenos volumes de entulhos (até 150 sacos com capacidade de 20 litros). Também para colaborar com a limpeza do bairro, a população pode acionar a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas através do telefone: (22) 2723 3781.

Empresa afirma que a coleta está normal

A queixa de entulhos nas ruas também é reclamação de moradores do Parque Corrientes. A Folha publicou matéria no dia 11 de janeiro de 2013 mostrando o problema. A dona de casa Silvana Pessanha, de 34 anos, disse que o serviço de retirada de entulhos poderia ser melhor no bairro. “É um absurdo e quem sofre somos nós, que pagamos nossas contas em dia. Acho que o serviço de limpeza em Campos deveria ser um pouco melhor”, relatou.

Em resposta à população, por meio de nota, a assessoria da empresa Vital Engenharia Ambiental Ltda., responsável pelos serviços de limpeza no município, garantiu que os serviços de limpeza urbana realizados na cidade de Campos dos Goytacazes estão dentro da normalidade, com atendimento em todo o município de acordo com programação definida previamente.

— O cumprimento desta programação é conferido semanalmente e ajustado, quando há necessidade. A empresa está à disposição da população por meio do serviço Alô Limpeza 0800 28202695. Solicitações de serviços podem ser feitas através deste canal — dizia a nota.

Mário Sérgio Júnior www.fmanha.com.br

Nenhum comentário: