domingo, 12 de maio de 2013

Achou que estava em Campos: Anthony Matheus paga caro por falar além da conta



Conhecido pela oratória que o levou aos diversos caminhos da política, o deputado federal e presidente estadual do PR, Anthony Matheus, continua utilizando a fala como arma tanto para conquistar aliados, quanto para acumular inimigos. A mania de falar além da conta e fazer denúncias, algumas vezes não comprovadas, contra seus adversários fez Anthony acumular outra coisa: processos na Justiça.
Semana passada, a Câmara dos Deputados viveu o que seu presidente, Henrique Eduardo Alves, com 11 mandatos, classificou como uma das mais “constrangedoras que já presenciou na Câmara”. A sessão votava a chamada MP dos Portos, mas foi suspensa depois de um bate-boca entre dois exaliados, hoje adversários - Anthony Matheus e Eduardo Cunha (PMDB).
O clima ficou tenso quando Matheus questionou as propostas de mudanças na MP e disse que a proposta virou a “MP dos Porcos”. “Isso não pode ser transformado em show do milhão, para tudo na vida tem limites”, disse.
As declarações desagradaram os demais deputados. O líder do PP, deputado Arthur Lira (AL), disse que a discussão ficou “moralmente abalada”. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) disse que o deputado do PR tem de “indicar os porcos”. “Se há corrupção ou comportamento desonesto, ele [Garotinho] tem a obrigação de apontar quais os porcos desta Casa”, afirmou.
Eduardo Cunha ameaçou levar o “colega” deputado ao Conselho de Ética. Anthony Matheus não se intimidou e continuou os ataques em seu blog.
No dia seguinte, outra demonstração de problemas com a fala desmedida. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou abertura de processo contra ele pelo crime de difamação e calúnia. O deputado foi processado pelo dono de uma empresa de informática de Mato Grosso por citá-lo pejorativamente em seu blog. A notícia tratava de suposta fraude em licitação na Cedae do Rio, o que é contestado pelo dono da empresa.
Suzy Monteiro

Nenhum comentário: