quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exemplo!

Chile: militares são condenados por sequestro na ditadura

Os líderes máximos da Direção de Inteligência Nacional (Dina), a polícia secreta do Chile na ditadura, foram condenados a 15 anos de prisão e sem benefícios por causa do sequestro qualificado em 1974 de Sergio Riverosl.


O juiz da Corte de Apelações de Santiago, Alejandro Solís, condenou em primeira instância os ex-militares Manuel Contreras, Miguel Krassnoff, Marcelo Moren, Basclay Zapata e Nelson Paz.

Riveros, militante do Partido Comunista, foi detido em 15 de agosto de 1974, em sua residência por agentes do grupo Falcão, da Dina. Ele foi levado à prisão clandestina e centro de torturas Londres 38, onde foi visto por várias testemunhas. Desde esta data, não houve mais notícias de seu paradeiro.

Os agentes estavam acompanhados de Luz Arce, ex-militante socialista que se tornou colaboradora dos aparatos repressivos após sua prisão e que informou os militares sobre a identidade e o paradeiro de Riveros.

Porém, em 1990, ela desertou da Dina e começou a fazer uma série de denúncias e prestou depoimento em diversos julgamentos sobre desaparecidos da ditadura.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: