Plantão | Publicada em 10/09/2011
às 20h30m
Demétrio
Weber (demetrio@bsb.oglobo.com.br)
BRASÍLIA
- O desempenho dos estudantes brasileiros teve ligeira melhora no último Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em 2010. A nota média dos alunos do
terceiro ano, nas provas objetivas, subiu de 501,58 para 511,21 pontos -
acréscimo de 9,63 pontos, na comparação com o teste de 2009. A escala vai até
1.000. A participação no Enem é voluntária.
Os dados
foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). É a primeira vez que o
ministério compara resultados de diferentes edições do Enem. Isso só está sendo
possível porque o exame passou a adotar, em 2009, a chamada teoria de resposta
ao item (TRI), que garante o mesmo grau de dificuldade a provas distintas.
Antes não
havia como dizer, com segurança estatística, se um eventual aumento das notas
médias seria resultado de melhora efetiva na capacidade dos estudantes ou
apenas reflexo de uma prova formulada com questões mais fáceis. A TRI, no entanto,
vale somente para testes objetivos. Assim, ainda que a nota média de redação no
Enem 2010 (596,25) tenha superado a de 2009 (585,06), o ministério considera
que não é possível afirmar que houve melhora.
Mais
alunos fizeram o exame
De 2009
para 2010, também cresceu a parcela de concluintes do ensino médio que fizeram
o Enem em todo o país: de 45,8% para 56,4%. Em números absolutos, o salto foi
de 824 mil para 1 milhão de alunos. O dado é significativo porque, em tese, uma
quantidade maior de estudantes poderia levar à redução das notas. Esse foi o
discurso oficial nas últimas duas décadas, quando o aumento de matrículas no
ensino fundamental veio acompanhado de piora nos indicadores de qualidade.
O resultado é positivo, dentro do
esperado. Sabemos que educação é um processo (Haddad)
No Enem
2010, no entanto, ocorreu o contrário: mais estudantes fizeram as provas, e as
notas aumentaram. O ministro Fernando Haddad disse que o resultado superou
expectativas, mas não a ponto de surpreender. Para Haddad, o avanço segue uma
tendência de melhoria dos indicadores de qualidade:
- O
resultado é positivo, dentro do esperado. Sabemos que educação é um processo.
Temos muito por fazer - afirmou o ministro.
Sem
critérios na escala de pontos
Desde
2009, quando passou a substituir vestibulares em universidades federais, o Enem
é formado por quatro provas objetivas com 45 questões cada: linguagens,
matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além de redação. O
ministério não definiu parâmetros para explicar a escala de pontuação, isto é,
o nível de aprendizagem correspondente a cada resultado. O que deixa no ar a
questão: a nota média de 511,21 pontos nas provas objetivas corresponde a um
nível satisfatório de aprendizagem?
Embora
ninguém do MEC fale publicamente, a resposta é não. Uma outra prova aplicada
pelo ministério a cada dois anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) revela com mais acuidade o grau de aprendizagem dos alunos. Com base no
último Saeb, de 2009, a ONG Todos pela Educação concluiu que apenas 11% dos
alunos do terceiro ano do ensino médio tinham os conhecimentos de matemática
adequados à série; em língua portuguesa, o percentual era de 28,9%. A meta
estipulada pela ONG é que o Brasil chegue a 2021 com 70% do alunado sabendo os
conteúdos adequados.
Indagado
sobre o significado da nota do Enem, Haddad disse que o ministério se preocupou
em fixar metas para as próximas décadas. No caso do ensino médio, o objetivo é
alcançar, em 2028, o patamar observado nos países desenvolvidos em 2003, isto
é, 25 anos antes.
Grosso
modo, segundo Haddad, um resultado de 600 pontos nas provas objetivas do Enem
equivaleria a esse objetivo. Assim, o aumento de 501,58 para 511,21 sinalizaria
que o Brasil pode chegar aos 600 pontos em dez anos, e não em 15 ou mais, como
era imaginado pelo MEC.
Para
Haddad, o Enem tem um papel decisivo para melhorar o ensino médio, na medida em
que substitui os vestibulares e passa a orientar o currículo escolar:
- O Enem
organiza o currículo e tem impacto na qualidade. O vestibular, pela sua
irracionalidade, desorganiza.
Nesta
segunda-feira, o MEC divulgará os resultados do Enem 2010 por escola. O
ministério ainda não tornou públicas as notas médias por estado, rede pública e
privada, nem as referentes aos demais participantes que não sejam concluintes
do ensino médio
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