quinta-feira, 29 de março de 2012

Se a moda pega! Vai ter prefeito tremendo. Prefeito de SFI, Beto Azevedo, é preso e vice assume prefeitura

Thiago Andrade

Mariana RicciO vice- prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Brabosa Lemos,  assumiu o governo após a prisão do prefeito Beto Azevedo (PMDB), ele pediu a ajuda da população. Na manhã desta quinta-feira a Polícia Federal de Campos deflagrou a “Operação Renascer”, que prendeu o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB), o atual e o ex-secretário de Saúde, respectivamente, Cristiano Sales e Fabiano Córdova, além do casal de empresários Fabel Silva e Juliana Meireles, donos da Clínica Fênix. Todos os envolvidos são acusados de desviar cerca de R$ 2,5 milhões, entre 2009 e 2011, de verbas federais do Sistema Único de Saúde (SUS).


No final da tarde, os presos foram levados para o Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, após passarem por exame de corpo de delito no IML de Campos.  Segundo o delegado Paulo Cassiano Jr., que comandou a operação, “Há uma organização criminosa instalada em São Francisco de Itabapoana, da qual é líder o prefeito, e nós estamos aqui para desorganizar essa quadrilha. Foram cumpridos cinco mandados de prisão, sendo que o prefeito foi preso na residência dele em Campos, no Edifício Luxor, e também vamos cumprir 11 mandados de busca e apreensão”, disse Paulo Cassiano, ainda nesta manhã na frente da casa do prefeito, onde ele foi procurado inicialmente.

Em meio ao caos político o vice-prefeito que assumiu pede ajuda a população. "Vamos ajudar resgatar a boa imagem de São Francisco. Quero a ajuda do povo neste momento de tristeza. Não quero fazer política com este episódio. Não temos que falar em candidatura. O que eu quero é governar para o povo”, disse Frederico em entrevista.

Coletiva PF-  Em coletiva a imprensa, o delegado afirmou que apoderá pedir prorrogação do tempo da prisão. “A prisão temporária é válida por cinco dias, mas pode se estender por mais cinco. Dependendo das investigações, pode ser pedida a prisão preventiva, que só termina quando o inquérito acabar”, disse o delegado. Outro fato marcante da coletiva foi a revelação de um documento onde o dono da clínica passava metade de uma lancha, avaliada em  R$600 mil, para o nome do prefeito Beto. A polícia encontrou a lancha em um pier em Cabo Frio. O nome da lancha "Zezinha" poderia fazer aluzão a mãe do prefeito.  Quatro carros de luxo também foram apreendidos na operação.


Mariana RicciAinda de acordo com o delegado, os acusados podem responder por quatro crimes: corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e concussão, que é quando alguém, podendo ser um funcionário público, exige para si algum tipo de vantagem em cima de outra pessoa.

Apreensão - Em São Francisco, os policiais estiveram na casa dos secretários, na Clínica Fênix e na prefeitura, onde tiveram que arrombar a porta do gabinete do prefeito e do Fundo Municipal de Saúde para recolher documentos que podem servir como provas. Paulo Cassiano explicou como funcionava o esquema.

 Mariana Ricci— A Clínica Fênix recebe dinheiro do SUS pela prestação de exames que não são realizados. Existe uma demanda artificial, que é inserida de forma fraudulenta no sistema do SUS e gera pagamento por parte do Ministério da Saúde, de recursos públicos federais, sendo que esses exames não são realizados, isso é o que aponta a investigação até o momento. O acréscimo é em torno de 500% acima do número normal de exames que, se fossem mesmo realizados, nós poderíamos chegar a conclusão de que toda a população está terrivelmente doente, a ponto de fazer muitos exames, ou toda a população está tão bem de saúde que faz dois check ups anuais, por exemplo — disse.


Phelipe MoacyrO prefeito já é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Saúde. Antonio CruzO presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana vai aguardar um comunicado da Justiça antes de dar posse ao vice-prefeito da cidade, Frederico Barbosa Lemos (PR).

Nenhum comentário: