sábado, 22 de março de 2014

Royaltes, sim! Para atender o povo! Irmãs sem transporte para tratar da saúde

Fico imaginando para onde está indo os royaltes? Não pode atender a população com um serviço de saúde digno! Não pode dar uma escola digna e de qualidade?
Só falam em casinhas e em passagem de R$1,00. Só isso custa mais de 1 bilhão de reais?
E a farra dos contratos?
E a farra dos altos salários para os DAS?

INTERVENÇÃO, JÁ!

reportagem fmanha.com.br

Irmãs sem transporte para tratar da saúde

Carolina Barbosa
Foto: Héllen Souza
Um carro quebrado da Prefeitura de Campos estaria colocando em risco a saúde de duas irmãs, que moram em Dores de Macabu. Elas precisam receber sessões de fisioterapia no Centro da cidade, mas estariam sem transporte por problemas mecânicos. Além disso, o irmão delas precisa de um cuidador em casa, mas também não consegue. Em nota, a secretaria de Saúde informou que o problema não procede.
Segundo Thaiz Souza, 26 anos, ela e os dois irmãos sofrem de uma doença degenerativa rara: atrofia muscular espinhal progressiva. Porém ela e a irmã de 22 anos fazem fisioterapia três vezes na semana. “Há uns oito anos faço fisioterapia. É fundamental pra nós. Mas o carro da prefeitura que vem buscar a gente está quebrado. Ele já ficou parado por cerca de três semanas e quando retornou, só funcionou durante uma semana. Agora estamos paradas outra vez. Ligamos pra lá, mas é uma dificuldade para nos atender”, lamentou.
Ainda de acordo com Thaiz, o veículo não possui cinto de segurança e o transporte é desconfortável. “Não temos muita força. É ruim para nós”, destacou.
Segundo a mãe de Thaiz, Maria das Dores Barcelos, 53 anos, o filho de 24 anos, portador da mesma doença, precisa de um cuidador em casa. “Ele já não faz fisioterapia, pois não anda. Mas como cuido deles sozinha, preciso de ajuda”, destacou.
Thaiz teme a falta do exercício. “A fisioterapia é fundamental tanto pra mim, quanto pra minha irmã, pois sem ela pioramos a cada dia, correndo o risco de parar de andar. Fico indignada e muito triste com essa situação”, disse.
Segundo a secretaria de Saúde em nota através de sua assessoria, a ambulância está atendendo a população de Dores de Macabu normalmente.
Para garantir o serviço, o paciente deve apresentar laudo médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o cadastro. Conforme critérios do Ministério da Saúde, o Programa de Assistência Domiciliar (PAD) não oferece serviço de cuidador e sim atendimento a pacientes restritos ao leito, mas que não precisam, necessariamente, ficar internados em hospitais, pois o principal objetivo do programa é a desospitalização. No entanto, o serviço não isenta participação da família junto à equipe técnica. Para ser atendido pelo PAD, o paciente deve apresentar encaminhamento médico na secretaria.
Doença ainda não tem cura, segundo estudos
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença degenerativa de origem genética das células do corno anterior da medula que leva a fraqueza e atrofia muscular com prejuízo de movimentos voluntários como segurar a cabeça e sentar.
Além desses sintomas, estão incluídos dificuldades de deglutição e sucção. As pernas tendem ser mais fracas que os braços, apresentando ainda dificuldades para se alimentar, aumento na susceptibilidade a infecções respiratórias persistentes e acúmulo de secreções nos pulmões e garganta.


Pesquisas, no entanto, não apontam ainda para uma cura da doença. Porém a fisioterapia, os bons cuidados no acompanhamento clínico  e alguns aparelhos ortopédicos ajudam a manter a independência dos portadores da doença, a função de seus músculos e a integridade física e mental.

Nenhum comentário: