quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Centenário de Luiz Gonzaga começa a ser celebrado


Há 99 anos, na pequena cidade de Exu, no sertão pernambucano, nascia um dos maiores ícones da música popular brasileira, Luiz Gonzaga. Ao lado de grandes parceiros de composição, como Humberto Teixeira e Zé Dantas, o Rei do Baião eternizou canções como Asa Branca, Assum Preto e A Triste Partida (esta última, um poema de Patativa do Assaré) e levou ao mundo a riqueza dos ritmos nordestinos.



 
Até o final de 2012, ano do centenário do músico, devem acontecer diversas comemorações e homenagens em todo o Brasil. Em Caruaru, cidade de Pernambuco conhecida como a capital do forró, vários artistas farão um tributo a Gonzaga, que reunirá sanfoneiros experientes e jovens aprendizes da Escola de Sanfona de Oito Baixos.
 
 
No Rio de Janeiro, a grande homenagem será feita no carnaval, quando a escola de samba Unidos da Tijuca contará a história do Rei do Baião em um trabalho produzido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Na cidade natal de Gonzagão, Exu, a festa começou ontem (12) e só deve terminar no domingo (18), reunindo cerimônias religiosas, mostras de cinema, apresentações culturais diversas e shows com sanfoneiros da região.

No Recife também vai ter festa. O Pátio de São Pedro vai receber a quarta edição do evento Parabéns pra Gonzagão, com shows na terça-feira (13), a partir das 20h.

A importância de Luiz Gonzaga deve-se à abrangência que sua obra teve - e tem - por todo o território brasileiro. Não há região no Brasil onde não se faça alguma música cujas origens não estejam no que Gonzaga disseminou pelo País a partir de 1946, quando começou o reinado do baião. São raros os compositores, surgidos depois de seu Lua, que não tenham em seu repertório um baião, um xote, um xaxado, alguns dos vários ritmos nordestinos estilizados e urbanizados por ele.

Luis Gonzaga retratou a vida do nordestino em suas letras. Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão. A sua influência na cultura brasileira é tão grande que, em 2005, o presidente Luis Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional do Forró em homenagem ao nascimento do cantor. Desde então, todos anos são realizados eventos para marcar a data.

Com agências

Nenhum comentário: