sábado, 5 de abril de 2014

Pacotes de bondades: Novo edital para ônibus após terceiro adiamento

Para quanto vai o valor da tarifa?
A prefeitura estipulou um teto?
Cartão cidadão? Quanto tempo vai levar para o cidadão receber o cartão? Quantas pessoas ainda não recebeu o beneficio por erro ou incompetência do sistema?
A licitação é para melhorar o transporte coletivo por um preço justo ou para fazer caixa de campanha?


reportagem fmanha

Em um pouco mais de um ano, a Prefeitura de Campos anunciou quatro editais para a licitação do transporte público do município. Na tarde de sexta-feira (4), no site oficial, a Prefeitura informou que na próxima terça-feira, dia 8, será publicado, no Diário Oficial do município, o aviso de licitação com informação de novo edital. Na quinta-feira, a assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que, diante de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por questões relacionadas aos estudos técnicos da área de transporte, o município decidiu adiar o processo licitatório, marcado também para o próximo dia 8. Enquanto isso, a população reclama da má qualidade ofertada pelo transporte público.
— No esforço de proporcionar um transporte de melhor qualidade à população campista, sem alterar o preço da passagem social de R$ 1, o município de Campos lançou, no início de 2013, o primeiro edital para licitação do transporte público. Por duas vezes, o processo foi suspenso por determinação judicial em função de ações movidas por empresas de ônibus que discordavam das regras do edital — disse a publicação no site da Prefeitura.
Nas ruas, as críticas contra o transporte público coletivo são quase unânimes. Diariamente, durante grande parte do dia, são constatados pontos lotados, coletivos com grande aglomeração de pessoas, muitas dessas pessoas estão sendo transportadas em situações de riscos; passageiros disputando coletivos, usuários chegando atrasados em compromissos por conta de atrasos dos coletivos. “Estamos esperando desde 8h. Até agora (9h30) não passou ônibus e as vans passaram lotadas”, disse a aposentada Maria José Souza, 72 anos, moradora de Santo Amaro, na Baixada Campista. O ônibus passou lotado às 9h44.
A técnica de enfermagem Simone Aparecida Martins, 29 anos que mora no Farol de São de São Tomé, disse que os ônibus na praia estão uma vergonha diariamente. “Estou desde 8h30, já são 9h e não passou. Quando vem demora 2h para chegar a Campos”, relatou. Já a doméstica Eliane Gomes Pereira, 45 anos também reclamou da precariedade do serviço. “Hoje estou desde 7h na rodoviária esperando ônibus para Campos, já são 9h e ainda estou aqui. Todo dia é isso, no Farol só tem ônibus no verão”, destacou.
A dona de casa Eliane Cristina Souza, 51 anos se queixou dos ônibus em Mineiros. “Aqui está cada dia pior. Não tem ônibus. Hoje, meu marido que trabalha em Campos, ficou mais de uma hora no ponto. Os moradores já fizeram três manifestações e nada melhorou. Nas localidades mais distantes, a situação não deve ser melhor, pois já ouvi também reclamações de outros usuários do transporte público”, completou.
Manifestações – Em menos de dois dias, moradores da Baixada Campista fecharam a RJ 216 (Campos-Farol), durante três dias. Os manifestantes denunciaram a insuficiência de transporte coletivo, a falta de redutores de velocidade e calçamento da rua Amaro Riscado Dias, em Mineiros, que fica alagada quando chove.
Pelo terceiro dia consecutivo, a equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de Comunicação da prefeitura, e questionou às reivindicações da Baixada Campista, porém, o órgão não retornou o contato.


Dulcides Netto
Foto: Valmir Oliveira

Nenhum comentário: