sábado, 5 de abril de 2014

Pacote de bondades dos Garotinhos: Protesto de ex-guardas na praça

Serviço Público só por concurso público, não cabe discussão!

Milhares de pessoas são ou foram contratadas pela Prefeitura de Campos e saem com uma mão na frente e outra atrás, sem seus direitos trabalhistas. Situação é amenizada quando contratada por empresas. Mesmo assim estes seres humanos são tratados como gado, no curral eleitoral.

A campanha esta aí e as contratações continuam! Afinal eles precisam de mais cabos eleitorais!

A Câmara de Vereadores, eu nem pergunto. Mas cadê o Ministério Público?

reportagem fmanha

Natália Moraes
Fotos: Valmir Oliveira
Ex-funcionários da Guarda Civil Municipal, que foram afastados desde 2008 do trabalho após as contratações terem sido consideradas ilegais pela Justiça, fizeram uma manifestação na manhã deste sábado em frente à Praça do Santíssimo Salvador, em Campos. Com cartazes nas mãos, uniformizados com suas antigas roupas de trabalho e com um megafone em punho, cerca de 100 ex-guardas foram mais uma vez foram para a rua reivindicar seus direitos carregando uma réplica de um caixão cor de rosa. Eles alegam que estão impedidos de arrumar outro emprego por terem ainda os nomes no Cadastro Nacional de Informações Sociais da Previdência Social (Cnis) como funcionários da Prefeitura de Campos.
Segundo o presidente da Associação de apoio aos Servidores Celetistas de Campos dos Goytacazes, Jorge Viveiros, os ex-funcionários levaram o caso ao Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, há 60 dias. A intenção dos manifestantes foi cobrar mais rapidez no caso. "Foram apresentados provas, e o MPF instaurou um inquérito e foi pedido a Procuradora de Trabalho de Campos explicações sobre o caso. Até agora o caso continua parado e continuamos sem trabalhar. Não foi dada baixa nas Carteiras. Quando o funcionário recebe uma baixa, ele tem que assinar, e nenhum de nós assinou essa baixa, nem rescisão de contrato e nem fez exame demissional. Não tivemos nada disso", comentou Jorge.
O ex-agente da Guarda Civil reclama que eles não estão conseguindo trabalhar, pois os nomes estão no Cadastro Nacional. “Os 2.525 profissionais que foram afastados do posto de trabalho estão sem trabalhar desde 2008. Muitos já até aposentaram, o problema é que o nosso nome continua Cadastro Nacional e por isso, não podemos nem fazer outro concurso e arrumar trabalho”, enfatiza.
A Procuradoria Geral da Prefeitura de Campos chegou a se posicionar sobre o assunto, em outras manifestações realizadas pelos ex-guardas. Em nota, a Procuradoria informou que o município responde, de forma individual, cada um destes casos na Justiça.

Nenhum comentário: