quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PCdoB de Campos faz a maior conferência da sua história


No dia 27, aconteceu a 15ª conferência municipal do PCdoB de Campos, no Sindicato dos Comerciários. Cerca de 630 pessoas foram mobilizadas em todo o processo, o maior até agora no estado do Rio. Além disso, foram constituídas 13 organizações de base, todas com direções eleitas.
Apesar desses números positivos, o PCdoB de Campos se prepara para se crescer ainda mais, estruturando as OBs, ampliando a participação no movimento sindical, sua inserção na juventude, no movimento negro, de mulheres e retomar as ações das associações de moradores. Entre as diversas filiações realizadas, está a do camarada Sr. Aldo, filiado ao Partido Comunista desde 1956 e que agora ingressa na legenda do PCdoB.
Além dos delegados da conferência, também estiveram presentes o pré-candidato a prefeito de Cardoso Moreira pelo PCdoB, Dr. Guilherme, o presidente PCdoB de São Francisco do Itabapoana, Jorge, e Adriana Rodrigues secretária de esportes da mesma cidade.
A conferência debateu a conjuntura nacional e estadual, a avaliação do quadro político de Campos e da direção cessante. Os participantes aprovaram o lançamento de uma chapa própria de vereadores e a pré-candidatura à prefeita de Odete Rocha.
Segundo a presidente do diretório do Partido, Odete Rocha, “pretendemos crescer nossa participação em todos os aspectos referentes à população de nossa cidade, eleger vereadores e fazer uma vitoriosa campanha para a prefeitura”.
Confraternização
Na sexta (26), um dia antes da conferência, o Partido de Campos promoveu um jantar de confraternização, que reuniu várias lideranças políticas, como o membro da direção estadual Edmilson Valentim, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, o presidente do PT em Campos, Eduardo Peixoto, a vereadora Odisséia Carvalho (PT), Waldemar de Souza, representando o Ministério dos Esportes, e o prefeito da UFRJ, Hélio Mattos, entre outros.

Fonte do texto: www.pcdobrj.org.br

PCdoB-RJ já realizou 56 conferências e se enraíza em todo estado


Mais de 4.800 filiados participantes nas assembléias de base em 56 conferências municipais. Este é o saldo até o momento apresentado pelo PCdoB do Rio de Janeiro, que deve ultrapassar a meta inicial de 70 conferências – o estado tem 92 municípios – atingindo 98% do eleitorado estadual.
O processo estadual das conferências tem mostrado uma maior inserção do Partido nos quatro cantos do Rio de Janeiro, onde um grande número de filiados está debatendo as propostas e as ideias comunistas. Serão realizadas conferências em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.
Destaque para as conferências de Campos, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que reuniram mais de 500 pessoas cada uma. Vale ressaltar ainda cidades como Petrópolis, Magé, Itaperuna e Barra Mansa, entre outras, que também consolidam cada vez mais as direções municipais. Outras grandes cidades do estado realizarão conferências nos próximos dias.
Para a presidente estadual do PCdoB-RJ, Ana Rocha, “nos chama atenção as conferências que tem projetos políticos mais elaborados, onde a mobilização foi maior e o Partido sai mais preparado. Com isso, as direções municipais também se fortalecem para as principais batalhas dos próximos dois anos, em especial as eleições de 2012”.
Segundo o secretário estadual de Organização do PCdoB-RJ, Uirtz Sérvulo, o Partido terá “um crescimento de 40% em relação ao número de conferências realizadas há dois anos. Isso mostra que estamos mais estadualizados, com maior estruturação e preparados para as batalhas eleitorais”.
“Desde as assembleias de base estamos distribuindo o Programa Socialista, o Estatuto do Partido, o edição especial d’A Classe Operária sobre o 7º encontro de questões de Partido, além do projeto de resolução do Comitê Estadual” declara Uirtz, ressaltando a importância destes materiais para contribuir nas conferências municipais.

www.pcdobrj.org.br

Manifestações em Washington fazem tremer as grandes petrolíferas


Estadunidenses protestam contra oleoduto de 2.700 km que a TransCanada Corp. quer construir entre o Canadá e o Golfo do México.

Por Amy Goodman, no Democracy Now!

A Casa Branca sofreu uma sacudida nesta terça-feira (23), não só por conta do terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter, mas também pelos crescentes protestos em frente à casa presidencial. Mais de duas mil pessoas dizem que se arriscarão a ser presas nas próximas duas semanas. Os manifestantes se opõem ao projeto do oleoduto Keystone XL, desenhado para transportar óleo cru das areias betuminosas (de onde se explora o petróleo) de Alberta, Canadá, a refinarias da Costa do Golfo do México, nos Estados Unidos.

Na arquitetura, “Keystone”, que significa “pedra angular”, é a pedra que fica em cima de um arco, mantendo-o em pé. Sem ela, a estrutura cairia. Ao expor o risco de serem presos, como já aconteceu com mais de 200 pessoas no momento em que escrevo esta coluna, os praticantes da orgulhosa tradição de desobediência civil estadunidense esperam provocar o colapso não só do projeto de oleoduto, como também ameaçar a dependência de combustíveis fósseis que estão acelerando a mudança climática.

Nill McKibben foi um dos presos. McKibben é o ambientalista e criador do grupo 350.org, que se refere ao limite de segurança da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, no caso 350 ppm (partes por milhão). Atualmente, O planeta possui 390 ppm.

No chamado para se somar ao protesto, McKibben, junto a personalidades como a periodista Naomi Klein, o ator Danny Glover e o cientista da Nasa, James Hanse, afirma que o oleoduto de Keystone “equivale a acender o pavio da maior bomba de carbono do planeta. Assim, precisamos que o Presidente Barack Obama e o resto do governo centrem muito mais atenção na mudança climática”.

O movimento de oposição a Keystone XL abarca de ativistas e cientistas até povos indígenas das planícies e florestas boreais que correm perigo no Canadá, onde se encontram as areias betuminosas, passando por produtores rurais e agropecuários da região ecologicamente vulnerável de Sand Hills em Nebraska, estudantes e médicos.

Quando questionado por que os protestos diante da Casa Branca acontecem enquanto o Presidente está de férias com sua família em Martha’s Vineyard, McKibben respondeu: “Também estaremos aqui quando Obama regressar. Permaneceremos duas semanas, todos os dias. Trata-se do primeiro ato de desobediência civil do movimento ambientalista dessa magnitude em anos”.

A apenas alguns quilômetros ao leste de Martha’s Vineyard e há exatos 170 anos, em Nantucket, Frederick Douglass, o escravo fugido, abolicionista, jornalista e editor, fez um de seus discursos mais importantes diante da Sociedade de Massachussetts Contra a Escravidão. Douglass é famoso por ter pronunciado uma das verdades fundamentais sobre a organização de base: “O poder não outorga nada se você não o pressiona. Jamais o fez e jamais o fará”.

Exigir mudanças é uma coisa e as conseguir em Washington D.C. é outra, em particular se considerarmos a hostilidade da Câmara de Representantes – controlada pelos republicanos – diante de qualquer legislação contra a mudança climática. É por isso que os protestos contra o oleoduto Keystone XL estão acontecendo em frente à Casa Branca.

Obama tem o poder de deter a construção do oleoduto. A empresa canadense que está por trás do projeto, TransCanada, pediu uma permissão ao Departamento de Estado dos Estados Unidos para construir o oleoduto. Se o Departamento de Estado negar a permissão, o oleoduto Keystone estará morto. A grande devastação ambiental provocada pela extração de petróleo das areias betuminosas continuaria, mas sem fácil acesso às refinarias e ao mercado estadunidenses, assim o processo inevitavelmente demoraria.

Os executivos da TransCanada estão confiantes de que os Estados Unidos lhes outorgarão a permissão até o fim do ano. Os políticos republicanos e a indústria petrolífera divulgam o projeto dizendo que gerará postos de trabalhos bem remunerados na construção, e que inclusive tem apoio de alguns sindicatos.

Em resposta a isso, dois grandes sindicatos, o Sindicato Unido de Trânsito e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, que representam mais de 300 mil trabalhadores, pediram ao Departamento de Estado que negasse a licença para a empresa canadense. Expressaram em uma nota oficial conjunta: “Necessitamos de postos de trabalho, mas não baseados em aumentar nossa dependência do petróleo e das areias betuminosas. (...) É possível gerar muitos empregos tomando por base o desenvolvimento da conservação energética, na modernização da rede de eletricidade, na manutenção e expansão do transporte público; empregos que poderiam ajudar a diminuir a contaminação do ar, as emissões de gases do efeito estufa, além de melhorar a eficiência energética”.

Duas mulheres canadenses, a atriz indígena Tantoo Cardinal, que protagonizou o filme “Dança com Lobos” e Margot Kidder, que fez o papel de Lois Lane em “Superman”, foram presas juntas a mais de 50 pessoas pouco antes do terremoto que sacudiu a costa leste.

De Washington, McKibben falou: “Será preciso mais de um terremoto ou furacão para nos amedrontar. Ficaremos aqui até o dia 3 de setembro”. E continuou “Temos a esperança de gerar um tremor de magnitude 8 na escala Richter no sistema político no dia em que Obama diga ‘não’ aos grandes projetos petrolíferos e nos lembre a todos porque nos alegrou tanto com sua eleição. O oleoduto das areias betuminosas é a prova a qual deverá se submeter”, concluiu.

Fonte: Estratégia & Análise

Araguaia: Recomeça busca por restos mortais de guerrilheiros


Os trabalhos de busca por restos mortais de desaparecidos políticos durante a Guerrilha do Araguaia foram retomados esta semana em Xambioá (TO). A expedição é organizada pelo Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA), criado para localizar, recolher e identificar os despojos.

Essa é a segunda expedição feita pelo grupo este ano. A primeira ocorreu entre os dias 25 de julho e 4 de agosto. Desta vez, a expedição segue até o dia 7 de setembro. As atividades serão acompanhadas por uma equipe técnica pericial, além de parentes dos mortos e desaparecidos da guerrilha e representantes do Ministério Público Federal.

O GTA, reformulado em maio, é coordenado pelos ministérios da Defesa, da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH). De acordo com a SDH, as buscas são feitas a partir de informações de parentes dos guerrilheiros desaparecidos e documentos relacionados ao conflito.

As pessoas que tiverem informações que possam levar ao local onde teriam sido enterrados os guerrilheiros devem ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100). As ligações são gratuitas e não há necessidade de identificação.

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento que surgiu na década de 1970 em oposição à ditadura militar. Até hoje, dezenas de militantes que participaram da guerrilha estão desaparecidos. Em 2009, a juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, determinou que o governo federal reiniciasse as buscas na região.

Em dois anos, o grupo encontrou dez ossadas que estão no Hospital Universitário de Brasília (UnB) e aguardam perícia do Instituto Médico-Legal de Brasília.

Fonte: Agência Brasil


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jantar e Ato Politico do PCdoB de Campos

O jantar contou com vária lideranças de cores partidárias diferentes, todos vieram prestigiar a camarada Odete e o PCdoB Campos.

















domingo, 28 de agosto de 2011

Conferências Municipais reforçam pré-candidaturas do PCdoB

Ousar lutar, ousar vencer! Com esse lema foram iniciados neste sábado (27) os trabalhos das Conferências Municipais 2011 do PCdoB, em Campos e em São Paulo. Durante os atos políticos, foram consagradas as pré-candidaturas da professora Odete e do vereador Netinho de Paula as Prefeituras de Campos e São Paulo respectvamente.

A conferências, que reuniram centenas participantes - entre militantes, lideranças políticas do Estado e da Cidade, levaram delegados eleitos nas convenções de base.
Odete Rocha Presidente Municipal de Campos, Marcelo Soares Vice-Presidente Municipal de Campos e Wander Geraldo, presidente do Comitê Municipal de São Paulo, lembraram que o encontro deste ano tem um significado especial por ter reunido uma quantidade expressiva de militantes nas bases, o que demonstra a capacidade organizativa do partido, que pretende ampliar ainda mais. “Também reiteramos a pré-candidatura do Netinho de Paula a prefeito e vamos montar uma ampla chapa de vereadores na cidade de São Paulo”, declarou Wander Geraldo.
O desafio de todos os diretório municipais, para os próximos dois anos, é construir e fortalecer tendo como alicerce a manutenção da trajetória definida pelo Comitê Central de apoio ao governo Dilma, a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento e traduzir a linha política para a realidade específica de cada cidade deste país.
Ressalta-se, disse Marcelo Soares, o acerto da orientação política do partido e conclamou a militância a continuar acumulando conquistas. Ele destaca o crescimento partidário em Campos e na Região e assinala os desafios:  "Reforçar o governo Dilma para impulsionar as conquistas do povo brasileiro". Também, enfatizou a importância do crescimento eleitoral do PCdoB e o papel que tem na obtenção dessa conquista a pré-candidatura de Odete a prefeita.
A militância e as lideranças, lembraram que a conferência é um momento em que as discussões feitas na base ganham luz e forma. “Foi um amplo debate que fizemos sobre como manter o partido nas lutas de massa, na luta nacional para que tenhamos um novo projeto de desenvolvimento, garantindo que Dilma faça as reformas necessárias, principalmente a política, mas também a urbana, educacional, agrária, tributária e comunicação. Ao aprofundar essas reformas, a idéia é que possamos caminhar cada vez mais próximos do socialismo”. Também foi destacado as ampliações das bases.

Ato político

Diversos nomes importantes do partido e de legendas aliadas discursaram durante o ato político, que foi no Palace Hotel, em Campos, na noite de sexta. Entre eles, o ex-deputado federal Edmilson Valentim, que reforçou a importância valorizar nossas candidaturas. Estiveram presente, Odisséia vereadora de Campos, Eduardo Peixoto presidente do PT Campos, O Prefeito de São Francisco do Itabapoana e a esposa, o Secretario Executivo do Ministério dos Esportes, Uirtz Sérvulo secretario estadual de organização do PCdoB, João Carlos membro do diretório estadual do PCdoB, Professor Almir ex-Reitor da UENF, Alcenir Bueno e Luiz Cosmelli diretores da E.T.E. J.B.M. entre outras lideranças.
Pouco antes do ato, a professora Odete destacou o momento especial que o partido vive e a capacidade do conjunto de consolidar candidaturas de maneira unificada.

domingo, 21 de agosto de 2011

Psol ainda não sabe se ficará com a Fupo

De: www.fmanha.com.br 21/08/2011


Política
“Vamos lançar candidatura própria à Prefeitura de Campos”, é o que diz o novo presidente do diretório do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em Campos, Leonardo Ribeiro, que não tem a mesma certeza quando é indagado sobre a Frente de Unidade Popular (Fupo), grupo que conta com PCB, Psol e PSTU
— Ainda não conversei com os representantes da Fupo e não vinha participando das reuniões. Sendo assim, não podemos garantir que estaremos juntos. Na próxima semana iremos conversar — afirma.  
Para o novo presidente, a criação do diretório em Campos é o primeiro passo para que anseios sejam transformados em ações.
— Estamos estruturando o partido e definindo nossas prioridades. Uma delas é ter uma nominata forte para a disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores. Além disso, teremos uma candidatura forte à Prefeitura — diz Leonardo, evitando citar nomes. “A definição sobre o nome do candidato será após uma ampla discussão entre todos os membros do diretório. Temos bons quadros. É importante frisar que temos propostas concretas para o município e não vemos com bons olhos os grupos que se revezam no poder em nossa cidade. Precisamos de políticos que atuem de forma impessoal”, diz Leonardo, que torce por uma maior interação com os universitários.

— Temos hoje no município de Campos um pólo universitário que, no meu ponto de vista, não é bem utilizado. São muitas pessoas que podem contribuir, mas que infelizmente não conseguem espaço para desenvolver projetos — comentou.

Leonardo, que jogou vôlei e basquete, também, diz que o partido vai erguer a bandeira do esporte.
— Vejo o esporte como uma ótima maneira de estimular os jovens e evitar que acabem no mundo das drogas ou do crime. Recentemente monta-mos uma equipe de basquete de rua que foi vice-campeã nacional e teve o melhor jogador do campeonato. Tudo isso com muita luta e sem apoio do poder público. Com apoio, podemos fazer mais — completou.
O Psol empossou seu novo diretório em Campos no último final de semana. Além de Leonardo Ribeiro como presidente, Luciano Freitas é o primeiro secretário e o publicitário Victor Montalvão é o secretário geral do partido no município.