sábado, 18 de julho de 2009

Rumo ao 12º Congresso Ana Rocha abre ciclo de debates abordando o congresso do PCdoB e a conjuntura política

No dia 14, o PCdoB-RJ iniciou o ciclo de debates sobre os temas do 12º Congresso do PCdoB. A primeira expositora foi a presidente do Partido no Rio de Janeiro, Ana Rocha, que falou sobre o congresso e a conjuntura política brasileira.
Ana falou sobre o quadro político na primeira eleição de Lula, em 2002, na reeleição de 2006 e as perspectivas para 2010, destacando o papel do PCdoB. A presidente do PCdoB ressaltou como pontos positivos do governo federal o aprofundamento da democracia, a política externa independente, a maior integração da América Latina e os projetos sociais. Porém, criticou a “econômica híbrida do governo, ao mesmo tempo com medidas desenvolvimentistas e ortodoxas”. O corte na taxa de juros feito pelo Copom, por exemplo, foi tardio e insuficiente.
Segundo Ana Rocha, o PCdoB tem como objetivo aprofundar as conquistas do governo Lula, projetando um “cenário acirrado em 2010. O papel do PCdoB é lutar pela unidade das forças progressistas e reforçar a ação dos movimentos sociais com o objetivo de apresentar propostas mais avançadas”.
Ana também citou alguns pontos de uma plataforma de ação imediata para o país, como a ampliação do sistema financeiro público, o aproveitamento de todo o potencial energético do país, a regulação da remessa de lucros e a redução da taxa de juros, entre outros pontos.
Mais debates
Na próxima terça-feira (21), prossegue o ciclo de debates do PCdoB-RJ. O tema será “A extensa, profunda e grave crise do sistema capitalista”, com Sérgio Barroso (Médico, doutorando em Economia Social e do Trabalho e membro do Comitê Central do PCdoB). Os debates acontecerão sempre às 18h, na sede do Partido.
No dia 21, também haverá debate sobre o congresso na Baixada Fluminense, às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos, em Nova Iguaçu, rua Iracema Soares Pereira Junqueira, 55. O tema será o Programa Socialista, apresentado pelo secretário de Finanças do PCdoB-RJ, Marcos Costa.
Veja abaixo as outras datas.
Dia 28-07 – Internacional: União dos Povos na Luta Antiimperialista, com José Reinaldo de Carvalho (Secretário nacional de Relações Internacionais do PCdoB).
Dia 4-08 – O programa socialista do PCdoB, com Altamiro Borges (Secretário nacional de Comunicação do PCdoB).
Dia 11-08 – A nova política de Quadros, com Ana Rocha.

Nenhum comentário: