segunda-feira, 21 de abril de 2008

Livro destaca lideranças comunitárias da Baixada Fluminense

Foi lançado no dia 11, o livro “Sociedade em movimentos”, que reúne entrevistas com participantes de movimentos comunitários a partir da década de 1950. A idéia de recolher essas informações surgiu em decorrência do Programa Nova Baixada, de 1995, que atingiu várias cidades da Baixada Fluminense, para só depois se transformar em livro. A entrevistada que abre o livro é a secretária de Movimentos Sociais do PCdoB/RJ, Dilceia Quintela.
O lançamento ocorreu na Câmara Municipal de São João de Meriti e contou com a participação de alguns entrevistados – entre eles o atual presidente da Casa, Padre Adelar – e lideranças comunitárias da Baixada Fluminense. Também estiveram presentes o secretário de Finanças do PCdoB/RJ, Marcos Costa, o presidente do Partido em São João, Agamenon, e membros do Partido em Belford Roxo.
No livro, Dilceia conta o começo da sua trajetória no movimento comunitário e na política, quando se filiou ao PCdoB e teve que entrar na clandestinidade na década de 1970. Nesse período, após sair da prisão, ela voltou para Belford Roxo, onde começou a reorganizar o Partido através do movimento de bairros. “Quando nós voltamos para a Baixada, junto com médicos sanitaristas, com a Teresinha Lopes e outras lideranças, começamos a discutir a unificação dos movimentos da Posse e de Belford Roxo para criarmos a Coordenação do Movimento dos Amigos do Bairro. É nesse momento que surge o MAB, em 1977, e o jornalzinho chamado o Encontro. A partir daí, nós começamos a organizar os vários grupos de amigos dos bairros e a fazer atividades de rua”, diz Dilceia em um dos relatos.
O livro foi organizado por Marcelo Ernandez Macedo, Juliana Guaraná Vieira Maia e Maria Gabriela Monteiro, que contaram com o apoio do governo do estado do Rio, do Nova Baixada e da UERJ

Nenhum comentário: