quinta-feira, 6 de julho de 2017

O SEPE NEGOCIA COM O PLANO UNIMED

Quando defendemos um SUS que funcione, é justamente para não ficarmos nas mãos de mercadores da saúde, de pessoas que não pensam no outro, só visam o lucro, custe o que custar. O particular na nossa cidade está impraticável, os hospitais conveniados ao SUS recebem uma fortuna da prefeitura e do SUS, e ainda, para ser atendido a população tem que pagar a famosa consulta social que para o baixo assalariado de social não tem nada. Um absurdo não tem Ministério da Saúde, não tem Secretarias de Saúde do Estado e do Município e não tem Ministério Público que dê conta do problema. Marcas no corredor, falta de atendimento, filas pela madrugada e por ai vai.

A Unimed encaminhou ao Sepe, a sua proposta de reajuste, para o Plano Nacional de 13,55%, com contraproposta do SEPE de 10%. e no Plano Local Unimed com proposta de reajuste de 40,5% e a contraproposta do SEPE de manter a proposta da ANS de 13,55%. A proposta da ANS por si só já é um absurdo, acima da inflação e em num momento de crise com desemprego e refluxo de salários, bem como, no caso do estado Rio de Janeiro com salários atrasados.

Os argumentos das operadoras são muitos e sem justificativa plausível, primeiro diz que a população está envelhecendo só que existe as faixas de idades em que os planos sobem, aliás sobem muito, é quase impagável para os idosos. Outro fator muito comum é a justificativa de investimento tecnológico como se ele tivesse que ser pago de uma vez só, investimento é de longo prazo, de anos. A falta de gestão e a dificuldade dos médicos mensurar custos é um outro fator levantado pelas operadoras,( dados retirado de reportagem ESTADÃO 07/10/2016) que não é um problema do usuário, ele não pode arcar com a incompetência dos administradores de plano de saúde ou se os médicos na sua formação não são preparados para mensurar custos, já que são profissionais liberais.

O fato que existe uma cultura no país de lucro fácil e rápido, lucrar 8% ou 9% como acontece no Plano Local da Unimed Campos convenio SEPE, informações da operadora, é inconcebível, eles querem, exigem 25% de lucro. QUE ECONOMIA DE MERCADO É ESSA?

Por isso, temos que ter uma fiscalização forte, a presença do estado é importantíssima, deixar a raposa cuidar do galinheiro é loucura.



Professor Marcelo Soares
Diretor do Núcleo Campos do SEPE
Diretor CTB/RJ



Nenhum comentário: