segunda-feira, 28 de junho de 2010

TSE nega liminar a Garotinho e o mantém inelegível

O ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, negou liminar solicitada por Anthony Garotinho, pois decidiu aguardar o julgamento de recurso interposto no TRE-RJ. Na ação ajuizada no TSE, o ex-governador pedia a suspensão da decisão da Corte Regional que decretou sua inelegibilidade. O TRE considerou Garotinho inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social nas eleições de 2008.




Na decisão de maio deste ano, o TRE cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. A Corte Regional também tornou inelegíveis tanto a prefeita cassada como Anthony Garotinho e mais três comunicadores da rádio O Diário.



Na ação, Garotinho argumenta que o juiz eleitoral extinguiu a ação de investigação judicial ajuizada por Arnaldo França Vianna e pela coligação Coração de Campos contra ele, por entender que Vianna era parte ilegítima para entrar com o processo já que havia sido declarado inelegível.



No entanto, o ex-governador informa que o Tribunal Regional fluminense afastou a ilegitimidade de Arnaldo Vianna, dando prosseguimento ao processo. No mérito, por sua vez, o TRE julgou, por maioria de votos, parcialmente procedente a ação movida contra Garotinho, Rosinha e os comunicadores, aplicando a eles a sanção de inelegibilidade a contar da eleição de 2008.



O TRE entendeu que Rosinha teria sido beneficiada por publicações e programas favoráveis, destacando-se a entrevista que concedeu, como pré-candidata, em 14 de junho de 2008, em programa de rádio conduzido por Garotinho, seu marido.



Garotinho afirma na ação cautelar que qualquer dúvida sobre sua elegibilidade cria sérios problemas para a escolha de seu nome na convenção de seu partido (PR), prevista para o dia 27 de junho, e traz prejuízos irreparáveis à campanha eleitoral em si, na medida em que seus adversários “certamente sustentarão a incerteza da validade do voto que vier a lhes ser dado”. O ex-governador lembra que o prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina em 5 de julho.



Em sua decisão, o ministro Marcelo Ribeiro ressalta, porém, que o recurso apresentado por Garotinho no TRE será apreciado pelo Tribunal Regional na próxima segunda-feira (28), por essa razão considera ser necessário aguardar esse julgamento.

 
 
 
 
A verdade que tem muita lama para ser limpa.

Nenhum comentário: