segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

José Alencar: economistas ameaçam Lula com inflação

30 DE DEZEMBRO DE 2007 - 16h10

O vice-presidente José Alencar afirmou em entrevista publicada neste domingo (30) no jornal Folha de S.Paulo que a taxa de juros não cai no país porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é amedrontado por "economistas ligados ao sistema financeiro", que acenam com o fantasma da volta da inflação, caso os juros caiam.
Crítico recorrente dos juros altos, Alencar disse ao jornal paulistano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teme uma "inflação violenta" no país. "O Lula é um sujeito ultra-responsável, ele tem preocupação que [uma queda forte dos juros] pudesse trazer uma inflação brutal."
Em entrevista concedida na véspera de Natal, José Alencar defende a política de Lula, mas que "ser amigo" do presidente não o impede de criticar os juros altos. "Ele não pode me demitir, então falo com absoluta isenção e independência."
Alencar ainda se diz contra a alta nos juros. "Eu nunca deixei de condenar. A inflação não exigia taxas de juros daquele patamar para combatê-la." O vice-presidente se refere ao nível de 26,5% ao ano que chegou a Selic, a taxa básica de juros, no fim do mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Extraido do site vermelho
www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: