sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ta tudo dominado! Escalada da violência continua!

Policia trabalhou bem tirou drogas das ruas, agora, é colocar a policiada na rua para que os traficantes não façam caixa roubando, estuprando e matando os cidadãos.

Reportagem fmanha.com.br





Drogas no São Silvestre

Um homem de 51 anos foi detido na manhã desta sexta-feira (27) no Parque São Silvestre. Com ele a polícia encontrou 95 comprimidos de extasy, 120 pedras de crack, 36 buchas de maconha e uma balança de precisão.
O Registro de Ocorrência foi feito na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).
Fotos: Hellen Souza

Presos com dinheiro, joias e drogas

Dois homens foram presos no início da manhã desta sexta-feira (27) por policiais civis da 134ª DP na Linha do Limão,em Goitacazes.
Na casa de um deles, que tinha mandado de prisão expedido pelo juiz da 3ª Vara por associação ao tráfico, tráfico e lesão corporal, foram encontrados dinheiro, cinco celulares e chave de um carro, além de sacos vazios de sacolé que, segundo a polícia, seriam para endolação.
Ainda segundo a PM, o suspeito, de 18 anos, quando menor havia praticado homicídio e tentativa de homicídio. Em seu perfil no facebook ostentava fotos com armas, espada ninja e dinheiro.
Na casa do outro detido, também 18 anos, foram encontrados balança de precisão, oito pedras de crack, balança e R$ 95. Ele tem passagem por porte de arma. Ambos pertenceriam a uma facção criminosa da Linha do Limão, informou a polícia. 
Patrícia Barreto
Foto: Genilson Pessanha

Isso que é bairro legal? Rio Ururaí volta a desabrigar


Reportagem fmanha.com.br

Com as chuvas na região do Imbé, o rio Ururaí voltou a subir e chegar bem próximo da cota de transbordo, desabrigando mais duas famílias no distrito. De acordo com a Defesa Civil de Campos, que transferiu as famílias para a Escola Municipal Pequeno Frederico, mas duas famílias vão deixar suas casas nesta sexta-feira (27), por conta da cheia no rio. Até a noite de quinta-feira o nível do rio estava em 3,76m, a apenas 4cm da cota de transbordo, que é de 3,80m. Já o rio Paraíba do Sul continuava a baixar o nível e marcava, até a noite de quinta, 8,20m — diminuiu 25cm em 24 horas. As estradas que ligam Tapera a Lagoa de Cima e Lagoa de Cima a Conceição do Imbé estavam interditadas devido à cheia da Lagoa de Cima. A previsão é de chuvas com pouca intensidade para os próximos dias na cidade. No Noroeste, os rios da região continuavam a baixar, tranquilizando as defesas civis dos municípios.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, o rio Paraíba do Sul deve continuar a baixar o seu nível. Já o Ururaí subiu devido às cheias do rio Imbé. De acordo com ele, não há famílias ilhadas em Lagoa de Cima, pois há alternativas de acesso na localidade. “Quem tiver que ir para Lagoa de Cima deve pegar a estrada de Santa Cruz. Para Conceição do Imbé, a alternativa é a estrada de Itereré até Rio Preto e depois seguir para Conceição do Imbé. São 60cm de água sobre o asfalto. Não há como colocar bombas no local para escoar as águas do local”, disse o subsecretário.
Até quinta-feira, no total, oito famílias estavam desabrigadas em Ururaí, devido às cheias no rio desde o mês de novembro. Seis famílias, que teriam se recusado a ir para o Programa Habitacional Morar Feliz do Jóquei, permaneceram residindo em áreas ribeirinhas e atualmente foram inseridos no Programa Aluguel Social da Prefeitura. Posteriormente serão contempladas no Programa Morar Feliz de Ururaí, que deve ser concluído em março do próximo ano. Ontem, outras famílias teriam se recusado a sair de suas casas, mas a Defesa Civil informou que novas mudanças vão acontecer.
Manifestação - Moradores da rua Benedito Domingos, da localidade Poço Gordo, fizeram uma manifestação no final da tarde de quinta-feira, fechando o tráfego da via, queimando pneus por alguns minutos, devido à área estar alagada por conta das chuvas dos últimos dias. “Toda vez que chove ficamos ilhados em nossas casas. Precisamos de ajuda. Ninguém faz nada pela localidade”, disse a dona de casa Mariane dos Santos, de 36 anos. Segundo o major Edison Pessanha, a Defesa Civil não teria recebido nenhum chamado da localidade durante todo o dia de ontem. Porém, uma equipe do órgão seria deslocada ao local para fiscalizar a área e solucionar os eventuais problemas.
Bom Jesus e Itaperuna ainda preocupam
No Noroeste Fluminense,em Bom Jesusdo Itabapoana, o rio Itabapoana continuava a baixar o nível e marcava, até a noite de quinta-feira, 1,60m — a50 cmda cota de transbordo, que é de 2,10m. No município, duas pessoas morreram quando uma ponte na RJ 230 caiu. Em Itaperuna, depois do sufoco do início da semana, o rio Muriaé também baixou o nível e marcava, quinta à noite, 3,40m, longe da cota de transbordo, que é de 4,20m.Em Cardoso Moreira, o rio Muriaé também estava baixo, com 5,45m ontem à noite. A cota de transbordo é de 8m.
Em São Joãoda Barra, em virtude das fortes chuvas das duas últimas semanas, as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e a coordenadoria de Defesa Civil criaram uma força tarefa para amenizar os efeitos de alagamentos em diversos pontos. Além disso, a Defesa Civil está monitorando o nível do rio Paraíba e o mar, no Pontal de Atafona, que sofre com a ressaca. “O nosso trabalho está sendo intensificado, pois há uma preocupação com a previsão de muita chuva para este verão. Entretanto, esse quadro pode ser alterado. Diariamente recebemos informações do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado, por meio da secretaria de Estado da Defesa Civil, e temos acompanhado atentamente”, disse o coordenador da Defesa Civil Adriano Martins de Assis.
Macaé – Com a trégua dada pelas tempestades na região, muitos desalojados conseguiram retornar para as suas casas. Mesmo assim, Macaé ainda tem 77 desabrigados das últimas chuvas. De acordo com a Defesa Civil do município, a previsão é de que ocorram pancadas de chuva durante todo o fim de semana. Mas deve chover dentro da média, entre 10 e20 milímetros.
Dos 77 desabrigados, 37 estão no Estádio Cláudio Moacyr, no bairro Barra de Macaé. No dia 2 de dezembro uma criança morreu em um deslizamento de terra no Morro de Sant’Anna. Em Conceição de Macabu, uma ponte que fica sobre a RJ-182, altura do bairro Usina, cedeu. Segundo a Defesa Civil, não havia feridos com o acidente. O desvio para motoristas que trafegam pela rodovia RJ-182 estava sendo feito pelo bairro Vila Nova. Uma equipe de trânsito orientava os motoristas. 
No Espírito Santo, 27 pessoas já morreram
A Defesa Civil do Espírito Santo informou, na noite de quinta-feira, que subiu para 27 o número de mortes provocadas pela chuva no Estado desde a semana passada. Oito mortes foram confirmadas só na quinta: as de cinco pessoas soterradasem Baixo Guandu; as de duas crianças, também vítimas de soterramento no bairro São Marcos, em Colatina; e a de um homem de 47 anos, vítima de afogamento em Barra de São Francisco. Com os casos e as correções de ontem, Baixo Guandu passa a ser o município com mais mortes (9), seguido por Colatina (8) e Itaguaçu (6). Duas pessoas morreram em Barra de São Francisco, umaem Domingos Martinse outraem Nova Venécia.
De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado quinta-feira, a chuva já causou estragos em dois terços dos municípios do Estado. Das 78 cidades capixabas, 52 foram afetadas. Subiu de 48.601 para 61.379 o número de pessoas que estão fora de casa no ES, entre desabrigadas e desalojadas.
Ajuda – Sete veículos do Exército do Rio de Janeiro cruzaram Campos, quinta à tarde, pelo trecho urbano da BR 101, com o material que está sendo encaminhado ao Espírito Santo, para instalação de seis pontes metálicas, após os estragos no local com as chuvas dos últimos dias. “Lugares de difícil acesso no Estado serão beneficiados com as pontes, o que foi uma solicitação do governo do Estado do Espírito Santo ao Exército Brasileiro, por meio do 1º Batalhão de Engenharia de Combate. Hoje (sexta, 27), no final da manhã, seis caminhões vão passar pela cidade, transportando as pontes”, informou o sargento Edilberto, do 56º Batalhão de Infantaria (BI).
Dulcides NettoFotos:Valmir OliveiraRodrigo Silveira

População vai poder monitorar programas sociais pela internet


O governo federal disponibilizará, em janeiro, um portal que vai permitir à população monitorar os programas sociais – é o mesmo instrumento usado pela presidenta Dilma Rousseff e a Casa Civil para fiscalizar as ações. 


Cuba internet
 Portal de programas sociais




















Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, dos cerca de 40 programas monitorados atualmente, com mapas referenciados, três estarão no portal a partir do próximo mês: Mais Médicos; Minha Casa, Minha Vida; e Desastres Naturais.

“Queremos colocar esse programa disponível agora em janeiro porque a gente acha importante a população poder nos ajudar a fiscalizar também e acompanhar os programas”, disse Gleisi hoje (27), durante café da manhã oferecido am jornalistas no Palácio do Planalto. A ministra ressaltou que muitos dados estão no Portal da Transparência e no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), mas nem sempre de uma forma gerencial, que possibilite a população ajudar na fiscalização.

O sistema disponibilizado traz um mapa do país com pontos marcados em cada município onde os programas são executados e dão uma visão geral na qual o cidadão poderá selecionar um local para mais detalhamento. Segundo Gleisi, no Programa Mais Médicos será possível obter o número de profissionais com nome e dados de cada um e o tutor responsável e um mapa com a localização da unidade de saúde onde ele atende. As informações são atualizadas a cada envio de profissionais.

No Minha Casa, Minha vida, serão disponibilizados dados de todos os empreendimentos registrados, os nomes das construtoras, data de início e término das obras e número de unidades. O cidadão também poderá acessar fotos das obras.

O sistema com dados sobre desastres naturais ainda precisa ser melhor estruturado porque, segundo a ministra, há muitos dados desencontrados, de estados e municípios, que chegam ao sistema. Quando estiver pronto, no entanto, será uma ferramenta importante principalmente à população das áreas atingidas. A ministra disse que será possível saber quais obras estão sendo liberadas por município, quais já têm recursos e quais municípios já foram mapeados para prevenção de riscos de deslizamentos e enchentes.

Atualmente, 538 municípios do país estão mapeados, com pluviômetros instalados. A meta até o fim de 2014 é que o número ultrapasse 800. Nas duas últimas semanas, as consequências das fortes chuvas nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo resultaram em mais de 40 mortes e desalojamento de milhares de pessoas.

Fonte: Agência Brasil


..

Ministra Gleisi Hoffmann deve deixar Casa Civil em janeiro


 A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (27) que pretende deixar o cargo em janeiro para poder decidir seu futuro político. A ministra é cotada para se candidatar ao governo do Paraná, concorrendo, neste caso, com o atual governador, Beto Richa, do PSDB. Segundo ela, no entanto, a decisão ainda não está tomada.


Gleisi Hoffman .
 Ministra deve deixar Casa Civil em Janeiro




















“A decisão de concorrer ao governo vai ser tomada no ano que vem, após minha saída da Casa Civil. Não tem uma decisão tomada ainda”, disse durante café com jornalistas, no Palácio do Planalto. “É uma avaliação política que eu não quero misturar enquanto estou exercendo a função aqui. Gosto de separar as coisas”.

Gleisi disse que, para evitar que a decisão da provável candidatura coincida com o exercício do cargo, solicitou à presidenta Dilma Rousseff afastamento e está aguardando resposta. A ministra disse ainda que, quando a data de sua saída for decidida, ela vai colaborar na transição das funções para o substituto. “Eu, particularmente, prefiro sair em janeiro e a presidenta também tinha essa data como referência”, indicou. A ministra deve tirar férias entre 13 e 23 de janeiro.

Durante conversa com jornalistas, a ministra falou sobre o sucesso de ações do governo em relação às concessões de rodovias, ao programa Mais Médicos e ao diálogo com a população, durante as manifestações de junho. Como ministra, Gleisi disse que gostaria de deixar o governo com licitações de ferrovias e portos realizadas, o que não aconteceu.

Gleisi disse que o ano foi de muitos desafios para o governo e para o Brasil, com uma crise econômica que afetou não só o país, mas também seus principais parceiros comerciais. Ela acredita, no entanto, que o país conseguiu dar respostas efetivas a esses desafios com investimentos e atração de mais parceiros.

“Conseguimos fechar o ano com bom balanço na nossa empregabilidade, com o menor índice de desemprego da nossa história. Ampliamos créditos e programas para nossa agricultura e mantivemos e ampliamos nossos programas sociais”, disse a ministra.

Em relação às manifestações de junho pela melhoria dos serviços públicos – como transporte nas grandes cidades, a ministra disse que Dilma exercitou a coragem e apresentou resposta consistente para responder aos pleitos da população. “A presidenta exercitou a coragem ao fazer um diálogo franco, aberto com a população, com as manifestações, e os pactos que ela apresentou vão responder às reivindicações”.

Sobre um dos programas mais polêmicos criados em resposta às manifestações, para ampliar o atendimento de saúde básica no interior do país e periferia das grandes cidades, Gleisi disse que o Mais Médicos é uma resposta imediata a um problema grave. “Não é a resposta de todos os nossos problemas e nem é a resposta mais estruturante, mas é uma resposta consistente e imediata a um problema grande que é a falta de profissional para atender a população”.

Fonte: Agência Brasil


MDS divulga calendário de pagamento do Bolsa Família em 2014


 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal definiram o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família para o ano de 2014. O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em janeiro, por exemplo, as famílias poderão sacar os recursos entre os dias 20 e 31.


Para saber em que dia sacar seu dinheiro, a família deve observar qual é o último algarismo do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão do Bolsa Família. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em “2” no segundo dia e assim por diante:

 

Cartazes e filipetas com as datas começaram a ser distribuídos pela Caixa Econômica Federal para agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários em todo o Brasil. A Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003) também presta esta informação. 

De acordo com Caroline Paranayba, coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS, é importante que os beneficiários utilizem corretamente o cartão do Bolsa Família. Ele é intransferível, e, para evitar problemas, recomenda-se que a senha seja de conhecimento apenas do responsável familiar. 

“Além disso, no momento do saque, as famílias têm direito a receber o valor integral do benefício. Ninguém deve ser induzido a pagar qualquer quantia ou a comprar produtos no estabelecimento onde realizou o saque”, explicou. 

Da Redação em Brasília
Com informações do MDS



Mais R$ 55,2 milhões nos cofres de Campos. Para onde vai este dinheiro?

Saúde na UTI! Educação de péssima qualidade! Salários de servidores bem abaixo do que poderia ser! Obras com péssima qualidade! E o pior a falta de transparência com dinheiro público!

Reportagem: fmanha.com.br
Os royalties referentes à produção de petróleo do mês de outubro foram depositados quinta-feira (26) nas contas bancárias de municípios e estados produtores. O município de Campos recebeu R$ 55.233.008,84, valor 1,82% inferior ao repassado pelo Tesouro Nacional no mês de novembro. Entre royalties e participação especial, o município recebeu em 2013 R$ 1.309.746.088,49.
Integrante da Bacia de Campos, Macaé também registrou queda na arrecadação de royalties este mês, quando recebeu R$ 40.453.547,88, ante os R$ 42.022.137,34 repassados em novembro; uma diferença de 3,73%. A redução da parcela em dezembro foi registrada, ainda, por Quissamã, que teve R$ 7.347.636,40 depositados em sua conta, R$312.535,34 amenos que no mês anterior. Já São João da Barra registrou acréscimo de 1,23% este mês, quando foram repassados R$ 10.732.671,61.
Os cálculos dos recursos foram feitos com base nas antigas regras de distribuição dos royalties do petróleo, mas os valores dos depósitos futuros podem ser comprometidos, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida favoravelmente à nova Lei dos Royalties.
O STF ainda não tem data para julgar as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizadas pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, e, ainda, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) questionando os novos critérios de partilha, mas, por enquanto, os efeitos da nova lei estão suspensos por uma liminar concedida pela relatora das ações, a ministra Cármen Lúcia Rocha.
Expectativa — Está prestes a entrar em operação a plataforma P-55, no Campo de Roncador, o que promoverá um aumento nos repasses de royalties aos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos.
Com 52 mil toneladas e 10 mil metros quadrados de área, a P-55 é a maior unidade semissubmersível construída no Brasil e terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e tratar quatro milhões de metros cúbicos de gás por dia.


Joseli Matias

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Trabalhadores desrespeitados! Rogil, BK e Turisguá ainda não efetuaram o 13º salário dos funcionários

Se o governo municipal tivesse compromisso com os trabalhadores não fecharia os olhos para a farra das empresas de ônibus que além de prestarem um péssimo serviço com uma frota sucateada e sem manutenção reiteradamente vem desrespeitando os direitos dos trabalhadores, é um problema da prefeitura sim! É um problema da sociedade sim! Transporte coletivo é uma concessão pública!
Prefeitura de Campos cumpra seu papel e fiscalize!
Ministério Público estadual e do trabalho cumprem seu papel e fiscalizem!

reportagem fmanha,com.br


Apesar do prazo legal para o pagamento do 13º salário aos trabalhadores ter se encerrado no último dia 20, três empresas de ônibus ainda não efetuaram o pagamento, de acordo com denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros de Campos. A categoria chegou a ameaçar uma paralisação no último dia 23, mas voltou atrás para evitar prejuízos à população às vésperas do Natal depois que a maior parte das empresas efetuou pelo menos parte do pagamento. Uma nova assembleia será marcada para os próximos dias, mas ainda não tem data definida, para discutir a pauta da categoria.
Segundo o presidente do Sindicato, Roberto Virgílio, as empresas BK Transportes, Rogil e Turisguá ainda não realizaram o pagamento do 13º salário aos trabalhadores. “Ainda não consegui contato com as outras empresas Rogil e Turisguá para saber quando será feito o pagamento. Não temos previsão de paralisação nos próximos dias”, disse.
Na última terça-feira (24), na véspera do Natal, funcionários da empresa BK paralisaram as atividades por cerca de duas horas para reivindicar o pagamento atrasado, mas voltaram ao trabalho após a promessa de pagamento da empresa. “Os trabalhadores da BK ainda não receberam o 13º, mas a empresa informou que vai estar realizando esse pagamento entre esta quinta-feira (26) até o dia 1º de janeiro”, explicou Roberto Virgílio.
A reportagem tentou contato por telefone com as empresas BK Transportes, Rogil e Turisguá, mas, até o fechamento dessa reportagem, não conseguiu falar com os responsáveis sobre o atraso no pagamento do 13º salário dos funcionários.


Lohaynne Gregório