domingo, 15 de maio de 2016

IMPEDIMENTO É GOLPE, apenas uma reflexão

Nestes últimos 12 anos de governo LULA x LULA x DILMA, o Brasil mudou timidamente e dentro dos limites impostos pelo capital e pelo abandono por parte do PT de dialogar com a classe trabalhadora, preferindo os acordos de gabinete com as forças conservadoras que ganharam tempo e acumularam forças para o revide. Afinal é inconcebível ter negros, favelados e pobres nos voos domésticos ou internacionais, nas universidades federais e com isso num futuro galgar espaços institucionais que hoje são exclusivos das elites como os tribunais superiores que está preponderante no apoio ao golpe. Já o esforço na construção de um país mais justo e igualitário, os programas sociais caminharam no sentido de acabar com a miséria e amenizar com a pobreza, não veio com passos importantes como a consciência de classe, de que este dinheiro é deles por direito, de que as vagas nas universidades é deles por direito, de que as cotas para os negros e pobres mais que reparação é um direito.
Era preciso dar outros passos como um investimento maciço em educação que garanta o desenvolvimento social e intelectual nosso povo, que respeitasse e enaltecesse a nossa cultura e o nosso modo de vida, se contrapondo ao projeto neoliberal de educação formadora de mão de obra, para tanto não bastava jorrar dinheiro como aconteceu com o FUNDEB ou com os Programas Dinheiro Direto da Escola. Junto com isso era necessário chamar a sociedade civil organizada a tomar posse destes programas, o mesmo com a saúde e o mesmo com a reforma agrária e não deixar por conta de prefeitos governadores na maioria aves de rapina sem nenhum compromisso com a classe trabalhadora e com os excluídos.
Sabíamos que a crise do capitalismo ia chegar a o Brasil em 2014, mas o governo sabia a intensidade e mais uma vez não confiaram nas organizações populares preferiram os acordos de gabinete, deixando as forças populares sindicatos e movimentos sociais dispersos enquanto os grandes grupos econômicos preparavam a conta ofensiva, mas com a vitória de Dilma, se viram obrigados a patrocinar o golpe contra a democracia, encontrando no PMDB, PSDB e DEM parceiros perfeitos, e agora querem receber a fatura em perda de direitos e as privatizações, em especial, da Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
O golpe vai trazer remédios amargos e politicas de austeridades que serão maléficas para a classe trabalhadora e poupando o mercado financeiro e os donos das grandes fortunas.
Combater O GOLPE
Mais do que nunca é necessário que LULA/DILMA refaçam os seus programas e que insiram as organizações populares nos seus arranjos econômicos em que o crescimento econômico priorize o trabalho e seja humanista.
Fortalecer sindicatos e movimentos populares é colocá-los no centro do debate, mas acima de tudo, no centro das decisões, o momento é defender direitos e conquistas trabalhistas e sociais, mas com a perspectiva de estar nos momentos de decisões.
Mas que um embate de ideias, a luta é de classes está claro que o golpe aconteceu para retroceder a classe trabalhadora ao inicio do século XX, antes da CLT, que querem destruir.
Não tenho receita, mas o momento, é das forças populares, centrais rediscutirem o seu papel e tirarem pontos comuns e dar início a um processo de unidade pautado na resistência a destruição de direitos.


Um abraço a todos


Professor Marcelo Soares
Diretor núcleo SEPE Campos


Diretor CTB/RJ