domingo, 29 de março de 2015

Há 13 anos, Vermelho é voz que não se cala a serviço da verdade. COLABORE!!!!

Foi no dia 25 de março de 2002 que o Portal Vermelho começou sua trajetória. 

Iniciativa então pioneira na esquerda brasileira, que mal dava os primeiros passos no uso da internet como ferramenta da luta de ideias, o Vermelho nasceu com o compromisso de ser porta-voz dos sonhos generosos de justiça social, igualdade e democracia. 

Em seu documento inaugural, o Manifesto Vermelho, o novo veículo definia assim sua missão: “Vermelho nasce num planeta imerso na crise e na guerra. Num continente sob ameaça de recolonização em nome do ‘livre comércio’. Num Brasil entregue aos Silvério dos Reis contemporâneos. E num ambiente, a internet, que é o fiel espelho virtual desta realidade. Também aqui reinam o neoliberalismo com o imperialismo norte-americano à frente, a hipermercantilização e a concentração da riqueza, a crise e o desemprego, o banditismo e o lixo cultural - em especial o made in US (...) No entanto, combatendo a treva há também a luz (...)Vermelho engaja-se neste combate”. 

Vivíamos então a véspera de uma nova experiência política, pois no fim daquele ano o líder metalúrgico, Luiz Inácio Lula da Silva, iria ser eleito presidente da República. O Vermelho travou de fato o bom combate em defesa da eleição do líder operário, sendo, na ocasião, o principal porta-voz da esquerda no campo virtual. 

Desde então, no curso destes treze anos, foram milhares de reportagens, artigos e colunas de opinião que constituem um precioso patrimônio da esquerda em nosso país. Não houve tema relevante da conjuntura nacional e internacional que não tenha sido abordado pelo Vermelho.

Hoje, o Portal Vermelho é respeitado e prestigiado por todas as forças do campo popular e democrático e segue em trajetória ascendente. Neste mês de março, por exemplo, já podemos asseverar que até o dia 31 atingiremos cerca de 1 milhão e 200 mil visitas únicas e mais de dez milhões de páginas visualizadas. 

Sem ter sequer um décimo da estrutura dos sites da mídia hegemônica, o Vermelho busca suprir suas lacunas com o empenho de uma equipe pequena mas abnegada. Mas estamos longe da autossatisfação. Ainda há muito a melhorar e muito a crescer. A voz do Portal Vermelho tem que soar cada vez mais alta e atingir cada vez mais pessoas. 

Para isso contamos com a solidariedade dos amigos do Portal, que reconhecem seu papel e contribuem de forma militante para seu fortalecimento, colaborando com a campanha Amigo do Vermelho, lançada há poucas semanas. Este ano também criamos a coluna Notas Vermelhas, visando a intensificar nossa presença no debate sobre a inadiável democratização da comunicação no Brasil e estamos já estudando uma remodelação do Portal, que tornará a leitura mais fácil e dinâmica. 

O dia escolhido para a inauguração do novo veículo (25/3/2002) marcava também os 80 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e não foi por acaso. O Vermelho é um portal amplo, que tem diversos colaboradores que não são filiados a qualquer partido, mas não escondemos, ao contrário, fazemos questão de ressaltar que o nosso caráter é o de um veículo de informação comprometido com os ideais comunistas e revolucionários, que são o combustível principal a nos mover na peleja cotidiana e desigual contra as toneladas de mentiras e falsificações da mídia hegemônica. No Vermelho trabalhamos tendo em mente a frase de Lênin: “A verdade é sempre revolucionária”.


http://www.vermelho.org.br/noticia/259188-10

Negros e pobres, as principais vítimas da redução da maioridade penal

A redução da maioridade penal no Brasil, de 18 para 16 anos, entrou na pauta da Câmara dos Deputados na última semana. Entenda por que a medida recairá, principalmente, sobre crianças e jovens negros e pobres das periferias.

A Cáritas brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulga um manifesto no qual reafirma seu posicionamento contrário às propostas que tramitam no Congresso Nacional e que versam também sobre o aumento do tempo de internação para menores infratores. “Compreendemos que crianças e adolescentes respeitados em seus direitos dificilmente serão violadores/as dos Direitos Humanos”, diz um trecho do manifesto.

http://www.vermelho.org.br/noticia/261259-10

INCOMPETÊNCIA OU MÁ FÉ, IPTU 2015

O Jornal Folha no Ar, da Plena TV, trouxe, em sua edição de sexta-feira (27), um alerta ao contribuinte: quem pretende tirar uma segunda via do boleto da parcela única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) através do link disponível no site da Prefeitura de Campos deve estar atento ao valor do tributo. Segundo denúncia de um espectador que não quis ter sua identidade revelada, mas comprovada em vídeo pela produção do programa, o sistema informático da secretaria de Fazenda (Sefaz) gera cifras “seis vezes maior” para o mesmo imóvel. Não é a primeira vez que isto acontece. Em 2013, o diretor e blogueiro da Folha da Manhã Christiano Abreu Barbosa denunciou fato semelhante em seu blog Ponto de Vista, hospedado na Folha Online. A polêmica se soma a tantas outras que envolvem o imposto nos últimos meses, como o aumento de cerca de 24% e o silêncio da municipalidade em relação às alternativas traçadas por entidades classistas e civis do município para fazer o aumento caber no bolso da população e do comércio locais.

http://www.fmanha.com.br/economia/iptu-2015-de-campos-repete-erro-de-2013


Israel e Palestina. Mortes até quando?

Israel matou 2,3 mil palestinos em 2014, maior número desde 1967

Israel matou mais civis palestinos em 2014 do que em qualquer outro ano desde que a ocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza começou em 1967, revelou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (27).


http://www.vermelho.org.br/noticia/261314-9


Coexistência pacífica é a solução, passou da hora de contrariar os Senhores da Guerra.





CAMPOS DOS GOYTACAZES TERRA DE NINGUÉM!!!!!!!!

O jornalista foi muito feliz na tarefa de transmitir os desmandos dos Garotinhos, mas no final da matéria demonstrou todo seu preconceito e odio a esquerda, fazendo um paralelo entre Chavez, Maduro e Garotinho.

http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/2015/03/29/em-numeros-o-caos-financeiro-da-prefeitura-de-campos/

DITADURA NUNCA MAIS!!!!

Honestino Guimarães e Edson Luís são lembrados no 28 de março

Há exatamente 30 anos, em 1985, o Brasil encerrava oficialmente o período da ditadura militar com a transferência do poder para o presidente civil Tancredo Neves e a retomada das liberdades políticas. Era o fim de um período obscuro e atrasado da história brasileira que perseguiu e atacou, principalmente, a juventude.


http://www.vermelho.org.br/noticia/261333-8