quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dilma: A inflação está sob controle e em progressiva queda



“Se o Brasil tivesse mesmo mergulhado na dificuldade que os noticiários apontam, por que colocariam 30 bilhões de dólares em investimentos diretos no país?”, questionou a presidenta Dilma Rousseff, ao ser indagada sobre um suposta crise no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho, com informações do Blog do Planalto


As declarações da presidenta ocorreram, nesta quarta-feira (7), durante entrevista a emissoras de rádio locais da cidade de Varginha em Minas Gerais (MG). Dilma falou sobre o cenário econômico e pontuou a questão da inflação a qual resumiu: “ela está sob controle e em progressiva queda”. Segundo a mandatária alguns pontos deixam isso bem claro. 

“Primeiro pelos seus níveis, em julho ela alcançou 0,03% e vem caindo sistematicamente. Esse dado aponta um dos índices mais baixos desse período. Sem falar dos índices do INPC que sinalizam deflação com 0,13% de queda, ou seja, preços caindo. Além disso, a pesquisa da cesta básica aponta queda em 18 capitais pesquisadas”, esquadrinhou Dilma.

A presidenta externou que “esses números acalmarão a todos os que empreenderam um intenso estardalhaço em torno dessa questão, especialmente aqueles que insinuaram que nós tínhamos perdido o rumo das coisas. A onda que empreenderam agora, é a mesma que realizaram quando se insinuou que faltaria energia no Brasil, o que não ocorreu”.

Dilma reconheceu que a inflação sofreu algumas alterações ao longo de 2013, mas sinalizou que essas foram causadas por fatores externos e um deles foi a quebra de safra nos Estados Unidos. Mas, ela salientou que “a progressiva queda da inflação demonstra o compromisso do governo com a estabilidade econômica está se mostrando na prática e na realidade”.

Sobre os números do Produto Interno Bruto (PIB), a mandatária acentuou que os indicadores de junho demonstram que há uma recuperação do PIB e um dos fatores é o compromisso do governo com ações em infraestrutura. 

Além disso, ela informou que os números do investimento diretos externo. “Investidores estrangeiros colocaram no Brasil 30 Bilhões de dólares, o que é uma das maiores marcas do mundo em matéria de investimento direto externo. De modo que, se o Brasil tivesse mesmo mergulhado na dificuldade que os noticiários apontam, por que colocariam 30 bilhões de dólares em investimentos no país?”, questionou a presidenta.

Ela ainda informou que só no primeiro semestre de 2013, foram criadas mais de 800 mil vagas com carteira assinada. “Em dados comparativos, esse número representa a quantidade de empregos criados em toda primeira gestão do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, lembrou Dilma.

Sobre o crescimento econômico, a presidenta afirmou que o Brasil alcançará um crescimento mais robusto. "Acredito que alcaçaremos uma situação bem melhor que as anteriores. Nós temos todos os indicadores de que o PIB vem tendo um desempenho melhor. Diziam que o PIB de junho ia ser muito um PIB muito pequeno. O que nós estamos verificando é que os indicadores de junho estão demonstrando que há uma recuperação do PIB. Além disso, alguns fatores também vão contribuir para isso. Nós teremos uma concentração imensa de processos de concessão nesse segundo semestre", destacou.

Nenhum comentário: