segunda-feira, 28 de junho de 2010

Convenção empolgante marca arrancada eleitoral do PCdoB-RJ

Com Dilma, Cabral e Odete


Lançamento de chapas próprias para deputado estadual e deputado federal e entusiasmo com as candidaturas de Dilma e Cabral atrairam para ato político da convenção mais de 1500 pessoas, no dia 26.


Na parte da manhã, 127 delegados, representando o conjunto da militância comunista, aprovaram por unanimidade a resolução política e a nominata com 40 candidatos a deputado federal e 82 a deputado estadual. Na parte da tarde, mais de 1500 pessoas superlotaram o auditório do 9º andar da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no centro do Rio, para assistir ao ato político da convenção.

Compareceram ao ato político, comandado pela presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), o ex-prefeito de Nova Iguaçu e candidato ao senado Lindberg Farias (PT), o presidente da Assembléia Legislativa, e também candidato ao senado, Jorge Picciani (PMDB) e o deputado federal Luiz Sérgio, presidente estadual do PT.

Continuar o projeto no Rio e no Brasil

A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, afirmou que “não é a toa que existe a vontade de continuar o que vem dando certo. Uma das nossas resoluções é lutar para garantir a eleição de Dilma e a outra reeleger Sérgio Cabral. O governo do Rio estabeleceu uma parceria com o governo federal, que tem favorecido o nosso estado, e realizado iniciativas próprias, como o combate à violência, as UPPs se tornaram uma marca positiva do governo Cabral, foi essa inteligente parceria que trouxe as olimpíadas para o Rio”.

Ana também destacou o apoio à chapa de senadores com Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB) e o lançamento de chapas próprias do Partido para deputado federal e estadual, com lideranças de diversas regiões do estado e de várias categorias. “Nosso esforço é eleger, no mínimo, três deputados federais e três estaduais, com destaque para Jandira Feghali e Edmilson Valentim e transformar em voto a influência política acumulada pelo PCdoB”.

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, agradeceu a participação do governador Sérgio Cabral no 12º Congresso Nacional do Partido, no final de 2009, um gesto político valorizado pelo PCdoB. Salientou também o lançamento de uma nominata de deputados federais e estaduais, com destaque para Jandira e Edmilson. “O Rio de Janeiro é uma grande referência para o Brasil e ter uma bancada de deputados terá um grande valor”, disse.

Sobre a sucessão presidencial, Renato afirmou que “Lula abriu um novo caminho para o Brasil e o povo quer a continuidade deste projeto. Dilma, escolhida como sucessora de Lula, é uma pessoa capaz e experiente. Pela primeira vez teremos uma mulher na presidência do país, para dar continuidade aos avanços”.

Parceira PCdoB-PMDB

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ressaltou a parceria com o PCdoB na cidade do Rio e afirmou que a aliança com o PMDB para as eleições de 2010 consolida esse projeto. “O Brasil mudou, as pessoas estão melhorando de vida e o governo fará uma gestão ainda melhor”, finalizou Paes. Candidato ao senado, Picciani também destacou a aliança do PCdoB com o PMDB e a importância da eleição de deputados comunistas: “Eu sei a qualidade da representação do PCdoB, que tem ajudado no desenvolvimento do país”. Também candidato ao senado, Lindberg lançou o desafio de lançar as candidaturas de Dilma e Cabral em uma grande passeata na Avenida Rio Branco.

Segundo o deputado Edmilson Valentim, essa aliança – PCdoB, PT e PMDB – alinha o Rio de Janeiro com o desenvolvimento do Brasil, a geração de emprego e distribuição de renda. “Vamos dar continuidade ao crescimento, nunca visto na história desse país. Precisamos continuar a nossa luta pelo desenvolvimento do estado, reforçando nossa bancada na Câmara Federal e no Senado”, afirmou Edmilson.

Para Jandira Feghali, o PCdoB do Rio de Janeiro entra nesta disputa com ousadia, buscando eleger uma bancada de deputados federais e estaduais. Falou também sobre a importância de eleger dois senadores – Picciani e Lindberg – e garantir a reeleição de Sérgio Cabral. “Vamos defendê-lo com força e garra”, disse Jandira para o governador do Rio.

Último orador da convenção, Sérgio Cabral também ressaltou a boa parceria com o PCdoB, principalmente com o ministro do Esporte, Orlando Silva, com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, e com o deputado Edmilson Valentim. O governador afirmou que a conquista das olimpíadas de 2016 se deve ao grande trabalho de Orlando. “No dia que nós ganhamos eu disse ao presidente Lula: vai ser constituída a Autoridade Olímpica e peço ao senhor que nomeie Orlando Silva, que foi o grande comandante desta vitória”.

Cabral destacou as realizações de sua gestão, como a criação das UPAs e UPPs, que segundo ele será implementado em nível nacional por Dilma Roussef, o Bilhete Único, a ampliação do metrô que está em construção, os investimentos nas favelas, a construção de habitação popular, novos colégios públicos, entre outras.

Também participaram da mesa do ato político o deputado estadual Fernando Gusmão (PCdoB), o vereador Roberto Monteiro (PCdoB), o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos, a presidente da UEE-RJ, Flávia Calé, entre outras personalidades do mundo político.

TSE nega liminar a Garotinho e o mantém inelegível

O ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, negou liminar solicitada por Anthony Garotinho, pois decidiu aguardar o julgamento de recurso interposto no TRE-RJ. Na ação ajuizada no TSE, o ex-governador pedia a suspensão da decisão da Corte Regional que decretou sua inelegibilidade. O TRE considerou Garotinho inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social nas eleições de 2008.




Na decisão de maio deste ano, o TRE cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. A Corte Regional também tornou inelegíveis tanto a prefeita cassada como Anthony Garotinho e mais três comunicadores da rádio O Diário.



Na ação, Garotinho argumenta que o juiz eleitoral extinguiu a ação de investigação judicial ajuizada por Arnaldo França Vianna e pela coligação Coração de Campos contra ele, por entender que Vianna era parte ilegítima para entrar com o processo já que havia sido declarado inelegível.



No entanto, o ex-governador informa que o Tribunal Regional fluminense afastou a ilegitimidade de Arnaldo Vianna, dando prosseguimento ao processo. No mérito, por sua vez, o TRE julgou, por maioria de votos, parcialmente procedente a ação movida contra Garotinho, Rosinha e os comunicadores, aplicando a eles a sanção de inelegibilidade a contar da eleição de 2008.



O TRE entendeu que Rosinha teria sido beneficiada por publicações e programas favoráveis, destacando-se a entrevista que concedeu, como pré-candidata, em 14 de junho de 2008, em programa de rádio conduzido por Garotinho, seu marido.



Garotinho afirma na ação cautelar que qualquer dúvida sobre sua elegibilidade cria sérios problemas para a escolha de seu nome na convenção de seu partido (PR), prevista para o dia 27 de junho, e traz prejuízos irreparáveis à campanha eleitoral em si, na medida em que seus adversários “certamente sustentarão a incerteza da validade do voto que vier a lhes ser dado”. O ex-governador lembra que o prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina em 5 de julho.



Em sua decisão, o ministro Marcelo Ribeiro ressalta, porém, que o recurso apresentado por Garotinho no TRE será apreciado pelo Tribunal Regional na próxima segunda-feira (28), por essa razão considera ser necessário aguardar esse julgamento.

 
 
 
 
A verdade que tem muita lama para ser limpa.