segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FUNCIONÁRIOS QUEREM LEVANTAR R$250 MIL REAIS PARA COMPRA DA MARCA “MONITOR CAMPISTA”



Em reunião com representantes do Movimento Viva Monitor, na tarde de ontem (27/11/09), o diretor presidente dos Diários Associados, Maurício Dinepi, fixou em R$ 250.000,00 o valor da marca “Monitor Campista” para o caso de compra pelos seus ex-funcionários. Além disso, foi mantido o prazo de 4 de dezembro para a confirmação da compra.


Participaram da reunião com Dinepi os ex-funcionários Cilênio Tavares e Claudia da Conceição Santos, além de Paulo Thomaz (AIC) e Graciete Santana (Sepe), todos integrantes do Viva Monitor.

Na manhã de hoje, na Associação de Imprensa Campista, os ex-funcionários e demais simpatizantes do movimento decidiram abrir uma campanha pública de arrecadação de recursos para tentar, até o próximo dia 4, atingir o valor fixado.

Todos os doadores (pessoas físicas ou jurídicas) serão identificados em uma lista única publicada no blog do Movimento Viva Monitor (http://vivamonitor.blogspot.com), com nomes e valores doados. Em caso de a meta não ser atingida, os recursos serão devolvidos.

Qualquer valor pode ser doado em nome da Associação de Imprensa Campista (Banco Itaú, agência 2997, conta corrente 24529-1), preferencialmente por meio de depósito identificado. Comprovantes de depósito ou de transferência devem ser enviados para o e-mail (contatovivamonitor@gmail.com) aos cuidados de Paulo Thomaz, informando nome completo do doador, endereço, telefone e CPF.

O total parcial das doações será informado constantemente no blog Viva Monitor. VALE LEMBRAR QUE AS DOAÇÕES DEVEM SER FEITAS NO MÁXIMO ATÉ O DIA 02 DE DEZEMBRO.

O objetivo do movimento é reativar o jornal Monitor Campista com as mesmas características de independência editorial e qualidade jornalística.

sábado, 7 de novembro de 2009

Conferência de Comunicação RJ: Destacada participação do PCdoB

Terminou neste domingo (1º), a primeira Conferência de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Conecon). Mais de 500 pessoas, entre empresários, representantes do poder público e sociedade civil, participaram dos debates. Mesmo sem caráter deliberativo, a Conferência foi marcada por proposições progressistas em relação à democratização da comunicação. Os comunistas participaram com destaque da Conecon, com 68 delegados inscritos.


A 1ª Conecon do Rio de Janeiro aconteceu na UERJ, que cedeu o teatro para as plenárias e os auditórios para os grupos de discussão. A abertura ocorreu no dia 30 com a presença do subsecretário de Comunicação Social do governo do estado, Ricardo Cota, e Edgar Arruda, também membro do poder público e presidente da Comissão Organizadora da conferência.

A sociedade civil não empresarial, que historicamente tem lutado pela democratização da comunicação e pela realização da conferência, pode apresentar suas mais variadas propostas. Serão encaminhadas para a Conferência Nacional contribuições avançadas como a que determina a mudança nos critérios de concessão de radiodifusão e a que obriga que 30% da programação das TVs abertas e por assinatura seja ocupada por produções locais e independentes. Foram discutidas ainda diversos outros temas como o papel da mídia e a criminalização dos movimentos sociais.

Os comunistas, representando suas entidades, estiveram na conferência desde o início do processo, como membros da Comissão Organizadora, e participaram de todos os debates. Estiveram na conferência a CTB, a UNE, a UEE, a UJS, os sindicatos dos metalúrgicos, dos trabalhadores dos Correios e bancários, Cebrapaz, Unegro, Associação Brasileira de Canais Comunitários (Abccon) e TV Comunitária, entre outras entidades.

Dia de debates

O segundo dia começou com a aprovação do regimento interno. Em seguida, ocorreram as palestras com representantes de cada segmento: Marcos Dantas (professor da UFRJ pela sociedade civil), Cesar Rômulo Silveira Neto (superintendente-executivo da TELEBRASIL pelos empresários) e Marcelo Bechara (presidente da Comissão Nacional da Confecon pelo poder público).

Ao final das palestras os participantes se dividiram em três grupos: meios de produção, conteúdo e cidadania.

O último dia, 1º, foi reservado para a eleição de delegados, aprovação de moções e apresentação dos relatórios finais. Foram eleitos 126 delegados e os respectivos suplentes.

A sociedade civil não empresarial elegeu 56 representantes para a Confecon. Refletindo o peso da participação do Partido no processo, 18 militantes do PCdoB foram eleitos como delegados titulares e estarão em Brasília nos dias 14, 15, 16, 17 de dezembro.

Para o secretário de Comunicação do PCdoB-RJ, que foi membro das Comissões Organizadoras das Conferências de Comunicação da Capital e da Estadual, Wevergton Brito Lima, a 1ª Conecon entrará para a história e deve ser encarada como o primeiro passo de um processo que deve ser cotidiano. “Não podemos esperar outra Conferência para continuar nos mobilizando em torno do tema comunicação. Os poderosos interesses da mídia hegemônica só serão confrontados se conseguirmos formar um exército de ativistas que tenha domínio sobre o assunto e consiga levar o debate para um grande número de pessoas, e isso é um processo que exige dedicação e perseverança.”

Veja abaixo a lista dos 18 militantes do PCdoB-RJ eleitos como delegados titulares para a 1ª CONFECOM.

Ana Elizabeth Rezende de Souza – Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

Bruno José de Oliveira – Rádio Beth Shalom

Flávia Calé – Presidente da UEE/RJ – Membro do Comitê Estadual do PCdoB-RJ

Frederico Alberto – TV Comunitária São Gonçalo

Gabriela Mariana - UBM CAMPOS – Membro do Comitê Municipal do PCdoB de Campos

Marcos Oliveira – Associação Brasileiras de TVs Comunitárias – Vice-Presidente Municipal do PCdoB-Rio

Marcos Pereira – Sindicato dos Correios – Membro da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ

Maria das Graças – AFASE São Gonçalo – Membro do Comitê Estadual do PCdoB-RJ

Mônica Simioni – UBM do Rio de Janeiro – Secretária Municipal de Comunicação do PCdoB-Rio

Octávio Leal Neto – Sindicato dos Metalúrgicos do Rio – Membro da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ

Paulo César (Amendoim) – UNEGRO

Paulo Farias – SINTSAMA – Membro do Comitê Estadual do PCdoB-RJ

Renato Oliveira – UNE – Membro da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ

Roberto Areias – SINTRASEF

Severino Lourenço – Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro

Sônia Latge Milward de Azevedo – CEBRAPAZ – Secretária Estadual de Movimentos Sociais e Populares do PCdoB-RJ

Vitor Vogel – UJS Niterói – Membro do Comitê Municipal de Niterói

Wevergton Brito Lima – CTB – Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ




Parabéns e saudações aos camaradas.

Jantar de Adesão

O Partido Comunista do Brasil - PCdoB de Campos dos Goytacazes realizará no próximo dia 04/12/2009 um jantar de adesão, a partir das 19 horas, no Palace Hotel.
Os convites já estão disponíveis.
Maiores informações (22) 3052-3346

Saudações.

Contribua com o PCdoB de Campos dos Goytacazes

O Partido Comunista do Brasil - PCdoB de Campos dos Goytacazes tem uma conta bancária, contribua:

Banco do Brasil
agência: 00051
Conta Corrente: 60211-0

Saudações a todos